Eventos movimentam unidades de saúde
Publicada em 13/03/2014 às 19:08O cotidiano das 37 unidades básicas da Secretaria de Saúde continua sendo marcado por atividades de cooperação com moradores e instituições. Depois das comemorações do Dia Internacional da Mulher na UBS Eloy Chaves, agora é a vez da unidade do Jardim do Lago contar com apoio da comunidade.
MAIS SAÚDE
Médicos fazem capacitação sobre saúde da pessoa idosa
A UBS criou um ambiente de acolhimento para as adolescentes serem vacinadas. A recepção e a sala de vacinação ganharam novos ares com frases lembrando que o maior patrimônio é a vida, emolduradas por desenhos e arranjos de estilo jovem. Com o apoio de comerciantes do próprio bairro do Jardim do Lago, até mesmo “kits” foram criados com lápis sendo entregues para as meninas de 11 a 13 anos, lembrando que, agora, estavam vacinadas contra o HPV.
“Houve uma mobilização bastante forte dos moradores sobre a receptividade das meninas para a campanha”, explica a gerente da unidade, a enfermeira Luciana Marinho da Cunha.
De acordo com os profissionais envolvidos com a mobilização, a maioria das pessoas ainda não gosta de injeções (mesmo que indolores) e tudo foi buscado para melhorar o ambiente de acolhimento.
A unidade, que é alvo de estudos de ampliação na Secretaria de Saúde, é um dos casos em que uma campanha cotidiana, como da vacinação contra HPV, causou uma mobilização voltada para um novo público adolescente.
Após a primeira dose em março, outra deve ser tomada em setembro e uma terceira depois de cinco anos. A proteção é dada contra algumas variedades de vírus que provocam o risco de câncer de colo de útero e outros na fase adulta. Deve ser feita de preferência na unidade onde a moradora adolescente está cadastrada, com carteirinha de vacinação para cobrir também alguma outra modalidade que esteja defasada.
Hiperdia na Agapeama
Na UBS Agapeama, ao lado da mobilização da vacina, acontece nesta sexta (14), a partir das 9h, uma palestra sobre terapia medicamentosa no evento “Hiperdia”, voltado a hipertensos e diabéticos, que desde 21 de fevereiro vem lotando semanalmente a sala de reuniões da unidade.
O ciclo educativo vai ter ainda palestras sobre mudança de estilo de vida no dia 21 de março, sobre cuidados com os pés no dia 28 de março e sobre manuseio de aparelhos de monitoramento no dia 4 de abril. “Foi algo que começou bem tranquilo, mas ganhou interesse dos moradores logo nas primeiras reuniões”, explica a gerente da unidade, Cássia Brito Romero.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original