Ivoturucaia recebe ação contra dengue nesta quinta (27)
Publicada em 26/03/2014 às 17:32A Secretaria de Saúde, em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí, promove nesta quinta-feira (27) uma ação intensiva contra a proliferação do mosquito da dengue no bairro Ivoturucaia. A iniciativa é coordenada pelo CCZ (Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses) e envolve estudantes universitários e também técnicos e agentes comunitários de saúde no período da tarde.
MAIS
Dengue cai 83,75% em Jundiaí
“O bairro foi escolhido porque foi uma das áreas com percentual elevado de criadouros nos levantamentos realizados em outubro e fevereiro. E vai preparar a equipe para a grande ação por toda a cidade, marcada para o dia 4 de abril, sexta-feira”, explica Ana Lúcia de Castro Silva, coordenadora do Programa Municipal de Prevenção da Dengue.
De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, os moradores da cidade não podem simplesmente comemorar a queda de casos positivos da dengue – de 80 entre janeiro e março do ano passado para 13 casos no mesmo período deste ano – apontada pela Vigilância Epidemiológica. “Como a chuva ‘atrasou’, corremos o risco de uma grande retomada agora”, alertaO bairro foi dividido em quadras e, a partir das 13h30, equipes vão percorrer todas para visitar moradores e identificar pontos de proliferação do mosquito transmissor da doença, lideradas por agentes com coletes e crachás do CCZ.
Para os estudantes de medicina, a participação envolve conceitos de saúde coletiva e especificamente de parasitologia, aprimorando na prática a avaliação ambiental e a relação clínica entre sintomas e causas. É uma decorrência da cooperação institucional entre Secretaria de Saúde e Faculdade de Medicina que acontece em diversas áreas, mais conhecida no âmbito dos dois hospitais públicos da cidade.
Preparativos para o “Dia D”
Com a ação desta quinta (27), o Ivoturucaia antecipa a presença nos bairros da cidade que serão visitados na grande mobilização do próximo dia 4. Participarão 150 soldados do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha do Exército), agentes de Zoonoses e agentes comunitários de saúde nas equipes que serão montadas no quartel da unidade, a partir das 7h30.
Todos sairão para visitar casas e imóveis comerciais dos bairros selecionados a partir de registros de infestações, notificações ou casos de dengue confirmados pelo monitoramento da Secretaria de Saúde. A principal referência usada para as ações, o Índice de Breteau, indica uma taxa formada pelo número de imóveis com larvas do mosquito encontradas a cada 100 imóveis visitados.
José Arnaldo de Oliveira
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original