Ação integrada coíbe abusos na cidade

Publicada em 30/03/2014 às 15:32

Uma operação integrada organizada pela Guarda Municipal de Jundiaí para coibir abusos em espaços públicos terminou com um saldo de mais de 200 pessoas – entre adultos e adolescentes – averiguados, 18 veículos revistados, apreensão de bebidas alcoólicas, entorpecentes e uma arma. O trabalho, que contou com apoio do poder Judiciário e de outros órgãos da Prefeitura de Jundiaí, teve início na noite de sexta-feira (28) e terminou na madrugada de sábado (29).

MAIS
Segurança: Reunião define mais ações em espaços públicos

Todo trabalho desenvolvido está servindo de base para aprimorar novas estratégias de atuação da Guarda Municipal

Em dois dias de operação, guardas municipais, agentes da Fiscalização do Comércio, do Procon e do Juizado de Menores percorreram pelo menos 10 pontos diferentes da cidade. Todos os locais verificados – a maioria espaços públicos, como praças e jardins – tiveram solicitações de moradores por meio do telefone de emergência da GM (153). As queixas eram de barulho, brigas, consumo excessivo de álcool e drogas por jovens e adultos.

De acordo com o Inspetor Maziero que coordenou a ação, os trabalhos estão tendo um bom resultado. “Diversos locais que são alvos de reclamações de moradores estavam tranquilos, sem barulho algum. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma Maziero.

Na sexta (28), 154 pessoas foram abordadas. No sábado, mais 49 – totalizando 203 averiguações. A GM contou com o trabalho de equipes do Canil, Apoio Tático e Patrulhamento Comunitário. Estabelecimentos comerciais próximos destes espaços públicos, como bares e postos de combustíveis, também foram fiscalizados.

Na avenida Nove de Julho, com apoio das câmeras de monitoramento da GM, pelo menos 50 jovens foram abordados. O que chamou a atenção das autoridades neste local foi a grande quantidade de garrafas de bebida destilada que os jovens consumiam.

Mais abusos
Outro local com muitas reclamações de moradores do entorno é a praça Pedro Garcia Lopes, na Vila Rio Branco.

No local, foram averiguadas 19 pessoas. Dessas, sete eram menores de idade – um deles tinha apenas 12 anos. Com o grupo foram encontradas 18 garrafas de bebidas destiladas vazias, um vidro vazio de lança-perfume e um cigarro de maconha.

Os adultos foram averiguados e liberados. Os responsáveis pelos menores foram chamados e liberados apenas após a presença dos pais no local. Na saída das viaturas, moradores próximos à praça aplaudiram o trabalho da equipe.

Toda a droga apreendida foi recolhida pelos Juizado de Menores. A operação foi coordenada pelos inspetores Maziero e Alceu, além do subinspetor Molero. A supervisão foi feita pelo subcomandante da GM, Paulo Vicente Soares.


Luciano Guerino
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/30/guarda-municipal-acao-integrada-coibe-abusos-na-cidade/
Leia mais sobre ,