Hospital São Vicente aprimora área de hemoterapia
Publicada em 26/03/2014 às 18:25Referência de urgência e alta complexidade para os 800 mil habitantes da região, o Hospital São Vicente de Paulo está trabalhando com uma nova equipe e uma nova metodologia para a transfusão de sangue. A mudança foi detalhada nesta quarta-feira (26) à Secretaria de Saúde.
No processo anterior, a coleta era feita no próprio setor de enfermagem e o material encaminhado ao Banco de Sangue. Depois disso, era devolvido para checagem e instalação do hemoderivado no paciente, também pela enfermagem.Com os ajustes, a enfermagem agora entra em contato com a equipe de transfusão de sangue que será responsável pela coleta e pelo encaminhamento ao Banco de Sangue – que realiza a checagem juntamente com o enfermeiro responsável pelo setor pertinente à instalação.
De acordo com Osmarina Lopes, coordenadora de enfermagem, essa mudança aparentemente simples vai agilizar o trabalho e aumentar as condições de checagem. “Além disso, diminuímos e evitamos os riscos”, afirma.
Embora envolva somente os casos mais graves entre os mais de 160 mil atendimentos que o Hospital São Vicente realiza a cada ano, a qualidade da transfusão de sangue é um elemento essencial na hemoterapia para a área de urgência e alta complexidade.
José Arnado de Oliveira
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original