Remada Ecológica limpa a Lagoa do Vale Azul

Publicada em 22/03/2014 às 20:41

Garrafas de vidro e plástico, chinelos, tênis, vidro e até um colete à prova de balas foram retirados da Lagoa do Vale Azul, no Caxambu, durante a 1ª Remada Ecológica de Jundiaí, ocorrido neste sábado (22). O evento promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, teve objetivo de limpar a lagoa e também de promover o Stand Up Paddle (modalidade aquática).

MAIS
1º Bike Air reúne 368 pessoas e entra para o calendário

O destaque foi a participação do atleta Alex Araújo, referência brasileira na modalidade. O evento também contou com apoio das secretarias de Serviços Públicos, Transportes, Saúde e Planejamento e Meio Ambiente.

Limpeza ajuda na preservação do meio ambiente

Limpeza ajuda na preservação do meio ambiente

O Stand Up Paddle Boarding ou SUP é um esporte aquático, uma variante do surfe, no qual o praticante, em pé numa prancha, usa um remo para se mover na água. O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, participou ativamente da ação, ajudando a limpar a margem da lagoa e depois praticando a modalidade.

“Este trabalho de limpeza já deu outra ‘cara’ para a lagoa. Queríamos também apresentar a modalidade para a região, já que estamos estudando realizar uma escolinha da modalidade com o Alex em Jundiaí. Nosso objetivo é dar oportunidade para todas as modalidades e proporcionar acesso à população. Queremos incentivar o esporte na cidade”, disse Cristiano.

Alex Araújo recolhe lixo na Lagoa do Vale Azul

Alex Araújo recolhe lixo na Lagoa do Vale Azul

Alex é o atual recordista brasileiro e sul-americano de remada em distância em alto mar, além de técnico da seleção brasileira e diretor da Confederação Brasileira.

“Estou há três meses morando em Jundiaí. Tanto a cidade quanto o secretário de Esportes abriram as portas para o Stand Up Paddle, que é a modalidade que mais cresce no mundo. Espero que a população me ajude a cuidar da lagoa e tenha consciência de não jogar lixo aqui”, explicou.

A movimentação chamou a atenção da população daquela região. Valeria Risso e Vanderson Gonçalves andavam de bicicleta e pararam para acompanhar a remada. “É muito legal novas modalidades chegarem até Jundiaí. Hoje só estou observando, mas eu quero começar praticar o Stand Up Paddle logo”, disse Valeria.

A analista de sistema Valéria Bestetti ajudou na limpeza da margem e elogiou o evento. “Sou remadora de caiaque e fico feliz em ver um atleta com o currículo do Alex morando em Jundiaí e a cidade aproveitando isso. A lagoa estava muito suja e hoje pudemos ajudá-lo a limpar. Acredito que não seja falta de informação e sim de educação das pessoas que jogam lixo aqui”, afirmou.

Estrutura
O diretor da Unidade de Serviços Públicos (US) Leste, Nilson Hofman, ofereceu toda a estrutura para o evento acontecer: contêineres para a coleta do lixo, luvas, caminhão de apoio, parte elétrica e banheiros químicos. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma ambulância e a Secretaria de Transportes cuidou do trânsito no local.

O presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, a coordenadora da Juventude, Narrinam Camargo, e o diretor de Esportes, João Guilherme Maffia, estiveram no evento.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/22/remada-ecologica-limpa-a-lagoa-do-vale-azul/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original