Pediatras participam de palestra sobre abordagem com adolescentes
Publicada em 09/04/2014 às 17:31Reconhecido por seu trabalho na Unidade de Adolescentes do Hospital das Clínicas de São Paulo, o médico hebiatra Benito Lourenço realizou uma palestra nesta quarta-feira (9) para o grupo de pediatras da Prefeitura de Jundiaí. A ação faz parte do programa de atualização permanente do setor.
LEIA TAMBÉM
UBS Eloy Chaves promove Saúde no Parque no domingo (13)
“Embora seja mais conhecida pelo trabalho com as crianças, a pediatria é uma área que envolve também os adolescentes”, explica a médica Maria Aparecida Ribeiro da Costa, coordenadora do setor de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde.
A neurociência, afirmou Benito, já demonstrou cientificamente que essa fase da vida não é apenas uma questão de hormônios, mas de funcionamento do cérebro. “Uma área age no plano da aceleração, ligada ao prazer, e outra, muito menor, é responsável pelo freio, que faz pensar”, explicou. Esse entendimento, mostrou o médico, faz o entendimento do cérebro ser essencial para abordar qualquer aspecto nessa fase, como os riscos de gravidez precoce, uso extrapolado de drogas ou os transtornos alimentares.
Esse comportamento cerebral explica, entre outras coisas, a sensação de invulnerabilidade ou a autorreferência que marcam muitas vezes o comportamento dos adolescentes. Entre os exemplos, meninas em início de gravidez que negam sua condição ou mostram indiferença às recomendações médicas.
“Na verdade, a adolescência foi incluída no ramo da pediatria, mas seus especialistas, os hebiatras, são apenas 300 entre 28 mil pediatras no País. Fico feliz ao saber que na rede municipal estão pelo menos dois deles”, afirmou Benito.
Um dos desafios colocados nos debates do encontro, realizado no auditório da Escola de Governo e Gestão do Município (EGGM), é a implantação do conceito da unidade de saúde – seja UBS ou USF – como porta de entrada para os cuidados pessoais no cotidiano dos adolescentes, público que ainda utiliza muito pouco esses serviços, com uma exceção neste ano em razão da vacina contra o vírus HPV para meninas.
O setor de pediatria da Secretaria de Saúde, formado por 150 profissionais distribuídos na atenção primária, secundária e terciária, tem um novo evento de atualização nesta quinta-feira (10).
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original