Confira a história da Romaria Diocesana
Publicada em 10/04/2014 às 17:48A Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí teve início em 1914 – ano que estourou a Primeira Guerra Mundial – com um grupo formado por 13 amigos que seguiram até a cidade de Pirapora do Bom Jesus para pedir paz ao Senhor Bom Jesus. Desde então, passou a ser realizada todos os anos e se tornou uma tradição passada de pai para filho. Atualmente, reúne cerca de 1.500 romeiros, que fazem a peregrinação a pé, cavalo, charrete e bicicleta.
LEIA TAMBÉM
Compac reconhece Romaria Diocesana como patrimônio imaterial
Centenário terá Sérgio Reis como atração principal
“Considerada a mais antiga do Estado, a Romaria Diocesana representa um marco histórico para a cidade e para a Diocese e mostra que Jundiaí é uma cidade de fé”, salienta Geraldo Vendrame Ribeiro, advogado da Associação dos Romeiros de Jundiaí.
Neste ano, a romaria terá início no dia 15 de maio, com a Missa do Envio, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. No dia seguinte, às 22h, está prevista a saída dos pedestres da igreja da Varginha e, no dia 17, às 7h, dos cavaleiros e charreteiros. A chegada dos romeiros a Pirapora do Bom Jesus está prevista para as 15h30.
No dia 18, os romeiros participam da missa celebrada pelo bispo Dom Vicente Costa, em Pirapora, e retornam à Jundiaí, com chegada prevista as 16h, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro, onde recebem a bênção.
Por Viviane Rodrigues
Foto: Arquivo PMJ
-
19/05/2025
Prefeitura de Jundiaí realiza visita técnica a CEUs de São Paulo em busca de soluções integradas
-
19/05/2025
Caminhadas mediadas propõem resgate à memória e diálogo da sociedade com o Município
-
18/05/2025
Dia da Coxinha: Jundiaí é destaque na produção de delícia da gastronomia brasileira
-
15/05/2025
Primeira turma encerra formação da Rota Turística Afro e recebe certificação com o ‘Selo Baobá’