Começa campanha de vacinação contra gripe
Publicada em 23/04/2014 às 14:58Começou nesta quarta-feira (23) em Jundiaí a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A ação visa proteger a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS (Organização Mundial de Saúde): A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.
“Todos sabem que a prevenção é fundamental”, explica o médico Gerson Vilhena Pereira Filho, secretário de Saúde, que participou diretamente da aplicação de vacinas na abertura da campanha.
LEIA TAMBÉM
Outubro Rosa entra para o Calendário de Eventos
O público-alvo abrange idosos, inclusive aqueles que completam 60 anos até o fim deste ano, crianças de 6 meses até 5 anos incompletos de idade e gestantes em qualquer período de gravidez ou puérperas (até 45 dias depois do parto). A imunização visa ainda os doentes crônicos que receberem prescrição médica.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a cidade recebeu, na terça-feira (22), o primeiro lote da Diretoria Regional de Saúde 7, sediada em Campinas, que corresponde a 35% da meta total, estimada em 76.337 pessoas (50.329 idosos, 21.326 crianças, 4.021 gestantes e 661 puérperas). A prescrição de doenças crônicas, menos previsível, entra na conta porque o alvo é 80% de cada grupo até o dia 9 de maio.
“Encontramos hoje pessoas que já estavam esperando a abertura da unidade e já havia procura desde terça-feira”, explicou a gerente Andreia Condé Soares, da UBS Central, agora situada na esquina das ruas Henrique Andrés com Antonio Segre.
Aprovação
Matilde de Paula Sacramento é moradora da rua do Retiro e foi tomar a vacina com o marido Edmundo. “A vacina é indolor e tem muita validade para a saúde das pessoas.” O mesmo afirmou Margarete Nabas Tognietti, moradora da Agapeama, e que destacou a orientação prestada pelos serviços de saúde.
Todas as 37 unidades básicas e de saúde da família nos bairros estão trabalhando na campanha, das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, com uma data exclusiva para o atendimento no próximo sábado (26).
Já o posto móvel vai funcionar no calçadão da rua Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura, nos mesmos dias das unidades da rede, mas em horário diferenciado: das 8h30 às 11h30 (exceto nos dias 1º e 2 de maio) – inclusive no esforço coletivo do dia 26 de abril. Nesse dia, haverá uma visita do posto móvel ao Criju (Centro de Referência do Idoso), no Complexo Argos, no período da tarde.
A orientação geral da campanha também lembra que a vacina não é capaz de eliminar a doença e, portanto, em casos de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular ou de articulações deve ser procurado o atendimento médico.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original