Dengue amplia prevenção com palestras e ações educativas
Publicada em 25/04/2014 às 18:59A Secretaria de Saúde ampliou a divulgação de informações e cuidados que as pessoas devem ter com a dengue, além da realização de ações educativas a respeito do tema. Na semana epidemiológica, fechada dia 20 (domingo), foram registrados 20 casos autóctones (em Jundiaí) e outros 31 casos “importados” de outras cidades.
“Uma das principais questões levantadas nas palestras realizadas por nós trata dos sintomas da dengue comum, da dengue hemorrágica e do risco de novos sorotipos do vírus”, comenta a bióloga Gabriela Ballarin, que atua como educadora no setor junto com Roseli Romualdo.
Ambas estiveram nesta sexta-feira (25) na empresa Civil Mont, que atua na área de construção civil. Esta, inclusive, foi apenas mais uma da lista de atendimentos feitos durante a semana. De acordo com o técnico em segurança Sebastião Raimundo, a preocupação de uma funcionária com mosquitos em uma das obras levou ao pedido da palestra por orientação do Centro de Controle e Vigilância de Zoonoses.
O trabalho não é feito apenas sobre esse assunto, pois o leque envolve meio ambiente e também outros tipos de animais. Mas nas semanas recentes a doença tem causado mais pedidos, mostrando o compromisso da comunidade de Jundiaí com a prevenção. Em outra frente voltada para escolas, o setor atua com os personagens do Zooeduca.
Balanço
Uma nova rodada de resultados deve ser fechada na próxima terça-feira (29) pela Vigilância Epidemiológica com os números da nova semana de monitoramento.
O controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti (com água parada) e o monitoramento epidemiológico dos casos são destacados nas palestras, como na campanha permanente do programa da Secretaria de Saúde.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
-
19/01/2025
Consultório Avançado de Saúde facilita acesso à saúde para moradores da zona rural de Jundiaí
-
18/01/2025
Você sabe onde procurar atendimento médico em Jundiaí caso você tenha algum problema de saúde?
Baixe as fotos desta notícia na resolução original