Saúde anuncia mutirão contra fila de ortopedia
Publicada em 28/04/2014 às 18:52Na audiência pública sobre o orçamento de 2013, promovida nesta segunda-feira (28) pelo Conselho Municipal de Saúde, no plenário da Câmara de Vereadores, o atual secretário Gerson Vilhena Pereira Filho anunciou a realização de um novo mutirão no mês de maio para enfrentar a fila do setor de ortopedia.
LEIA TAMBÉM
Dia D contra gripe ajuda a superar 16 mil doses da vacina
Dengue amplia prevenção com palestras e ações educativas
“Conseguimos marcar um mutirão intensivo que vai ser realizado no Hospital São Vicente de Paulo pelas equipes do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), organizada pela Célia Pelliciari Galeotti, e outra coordenada pelo médico e diretor da Faculdade de Medicina (FMJ), Itibagi da Rocha Machado”, afirmou o secretário.
Ele explicou que tanto o São Vicente quanto o Universitário (HU) possuem centros cirúrgicos comprometidos com os atendimentos de urgência, que são prioritários, e também os eletivos (intervenções de menor porte). Por isso, as medidas precisam ser bastante articuladas.
“Conseguimos em 2013 zerar a fila de cirurgias eletivas que vinham de vários anos, como a hérnia inguinal, por exemplo, fechando uma parceria com o Hospital Universitário e usando o centro cirúrgico à noite. Agora estamos avançando na fila de varizes e acabamos de acertar o trabalho com as cirurgias de vesícula”, detalhou Gerson Vilhena. Outra medida foi ampliar a cota para exames laboratoriais de cada unidade básica, com intuito de zerar a fila de espera.
Números
A informatização da rede de saúde também foi uma questão levantada, com a observação de que Jundiaí tem 395 mil habitantes e 710 mil prontuários cadastrados. “Quanto mais avançarmos, mais receberemos pessoas da região que até usam endereço de parentes ou amigos daqui. Estamos analisando o modelo do sistema empregado para melhorar isso”, disse o secretário Gerson Vilhena.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original