Igualdade Racial: Primeira plenária de formação supera expectativas

Publicada em 30/04/2014 às 19:24

Com o objetivo de formar uma sociedade mais atuante, crítica e consciente da causa racial, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir) promoveu, na noite desta terça-feira (29), a primeira plenária de formação no auditório da UniAnchieta.

Douglas palestrou no meio do auditório: interação com público

Douglas palestrou no meio do auditório: interação com público

De maneira descontraída, Douglas Belchior, da Uneafro Brasil (União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Negras), explicou para alunos, professores, representantes de comunidades negras e público em geral a construção histórica do racismo no Brasil.

“A minha intenção é fazer com que essas pessoas voltem para casa pensando sobre o assunto”, diz Douglas. “O racismo é um câncer sendo tratado com aspirina”, explica, ao explicar a necessidade de acontecer uma mudança nos princípios da sociedade.

Para o coordenador da Igualdade Racial, Vanderlei Victorino, as plenárias dão continuidade no debate que teve início com as conferências. “Promover a igualdade racial é um dos eixos trabalhados pela coordenadoria”, afirma.

Vanderlei: "Promoção da igualdade"

Vanderlei: “Promoção da igualdade”

Antônio Valini, coordenador dos cursos de publicidade e propaganda, marketing, gestão comercial e comércio exterior da UniAnchieta diz que essa parceria firmada com a Cepppir vem ao encontro do trabalho de estudo da cultura afrodescendente e indígena realizado pela faculdade. “Temos muito o que fazer sobre esse assunto, falta um posicionamento crítico, mas embasado em informações históricas”, afirma o coordenador.

Além da Uneafro, a Coordenadoria realizará plenárias com a Círculo Palmarino, Unegro, MNU (Movimento Negro Unificado) e Instituto Luiz Gama.

Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/30/igualdade-racial-primeira-plenaria-de-formacao-supera-expectativas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original