Sexta no Centro estreia com sucesso
Publicada em 10/05/2014 às 23:47Quem passou pela região central de Jundiaí na noite de sexta-feira (9) teve uma boa surpresa. Há como muito tempo não se via, a praça Governador Pedro de Toledo estava repleta de famílias e jovens. O motivo foi o evento ‘Sexta no Centro’, que estreou com um mix de atrações culturais, gastronômicas e artísticas. A iniciativa das secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento e Turismo é o primeiro passo do processo de revitalização do Centro de Jundiaí, defendido pelo prefeito Pedro Bigardi.
LEIA TAMBÉM
Museus de Jundiaí promovem viagem no tempo
O evento teve início às 18h com a apresentação da Orquestra de Violeiros Terra da Uva, que emocionou o público. Em seguida, a banda Reprise Inédita relembrou os velhos tempos com o melhor da música dos anos 1980 em um show empolgante. Muitas pessoas também aproveitaram para visitar as exposições do Museu Histórico e Cultural ‘Solar do Barão’, que permaneceu aberto durante todo o evento.
Para secretário de Cultura, Tércio Marinho, a ‘Sexta no Centro’ marca o início de uma nova fase para aquela região. “Ao levar atrações artísticas e gastronômicas para o Centro, reativa-se a vida noturna e a população ganha uma nova opção cultural”, destaca.
Para garantir a segurança do público, a Guarda Municipal trabalhou em parceria com a Polícia Militar. Nenhuma ocorrência foi registrada durante o evento.
Público aprova
O casal Darci e Renê Buscato conta que estava ali especialmente para a apresentação da Orquestra de Violeiros Terra da Uva e se surpreendeu. “Não perdemos uma apresentação da orquestra. Somos voluntários no SOS, estamos em pé desde as 7h30 e viemos para assistir o show, que foi maravilhoso. Muito boa esta ideia da Prefeitura de reativar a vida noturna do Centro”, disse Renê.
A operadora de caixa Elaine Cristina Cândido saiu do trabalho às 18h e permaneceu para prestigiar o ‘Sexta no Centro’. “Estava precisando de um evento como este. Depois que as lojas fecham, isso aqui fica vazio.”
Comércio também
Quem também aprovou a iniciativa foram os vendedores das barracas de alimentação e de artesanato. Até às 20h, quando a banda Reprisa Inédita já estava no palco, pelo menos 2 mil pastéis já tinham sido comercializados. E ainda havia uma grande fila que aguardava para comprar o seu.
Telma Rufino, que vendia comida árabe, se surpreendeu com o movimento. “Não esperávamos tudo isso logo na estreia. Foi uma ótima ideia, tanto que as pessoas estão gostando e perguntando quando será o próximo.”
Para Vera Lúcia Casanova Barbosa, da barraca do crepe, o evento superou as expectativas. “Excelente iniciativa da Prefeitura em promover a ‘Sexta no Centro’. Isso atraiu muita gente, o que é bom para o pessoal das barracas de alimentação.”
Artesã do Projeto Jundiaí feito à mão, Regia Mara Perez Vaz participou com a banca de bijuterias e elogiou a organização. “Foi uma ideia genial e um ganho para os comerciantes, artesãos, artistas e, principalmente, para a cidade e a população”, afirmou.
Viviane Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original