Prefeito entrega certidão aos moradores do Jardim Palermo

Publicada em 13/05/2014 às 15:52

Uma vitória em meio a uma série de batalhas travadas há muitos anos pelos moradores do Jardim Palermo, em Jundiaí. Assim foi o sentimento deles ao receber das mãos do prefeito Pedro Bigardi, nesta terça-feira (13), a Certidão de Licenciamento Ambiental. Esta é uma das etapas mais importantes no processo de regularização dos imóveis existentes neste loteamento, realizada após o trabalho executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM
Serviços Públicos mapeia sistema de iluminação

Maria Cristina recebeu o documento em nome dos moradores

Maria Cristina recebeu o documento em nome dos moradores

A reunião com um grupo de moradores aconteceu no auditório do Paço Municipal. Além do prefeito Pedro Bigardi, a secretária Daniela da Camara Sutti também participou da entrega das certidões. “A criação de uma nova lógica nas secretarias permitiu que chegássemos até este momento, mas o mérito maior é de vocês, moradores, que lutaram todos esses anos para conseguir aquilo que é de direito e sagrado”, disse o prefeito.

Encontro realizado no auditório do Paço

Encontro realizado no auditório do Paço

De acordo com Daniela da Camara Sutti, ter avançado no rumo da regularização dos imóveis na cidade foi resultado de um trabalho de equipe, que reuniu pessoas de diversos setores da Prefeitura, e atendeu a uma determinação do chefe do Executivo.

“Já em janeiro de 2013, quando assumiu, o prefeito pediu que a questão fundiária tivesse prioridade máxima”, explicou. “Contamos com pessoas muito dedicadas, além do novo modelo de aprovação de certidões ambientais, que permite agilizar cada vez mais os processos dentro da Prefeitura.”

Daniela lembrou também que o processo teve um diferencial em relação aos procedimentos antigos. Com o novo modelo, é possível dar prosseguimento ao processo de regularização, mesmo que algum proprietário ainda não tenha todos os documentos. “Antes, se faltava algum papel, o loteamento todo era penalizado com o processo parado. Hoje, isso não existe mais.”

Porta aberta
Segundo o diretor de Assuntos Fundiários da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Sérgio Dutra, com o documento em mãos os moradores têm portas abertas nos cartórios de registro de imóveis, para darem sequência aos processos de regularização. “Sem contar que eles conquistaram também a individualização das matrículas, podendo acertar a questão do IPTU e também regularizar as construções”, emendou.

Para a moradora Maria Cristinia Santos Simili, que recebeu a primeira certidão, representando os demais moradores, foi uma luta de mais de 20 anos. “Agora eu me sinto mais segura, pois sei que meu imóvel existe de verdade, teve seu valor reconhecido”, disse, emocionada.

Assim como ela, também compareceram à solenidade o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Palermo, José Sassi, e o presidente da Associação dos Moradores da Região Sul, Henrique Pardini, ambos envolvidos com a questão desde o início.

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/13/prefeito-entrega-certidao-aos-moradores-do-jardim-palermo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original