Orientação ajuda gestantes na UBS Agapeama
Publicada em 22/05/2014 às 16:15A UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Agapeama realizou na quarta-feira (21) o encerramento de um dos cursos organizados para gestantes. Esta é uma das atividades permanentes da Rede de Atenção Básica do município. “As mães de primeira viagem têm muitas dúvidas, até mesmo sobre o bebê não respirar antes do parto e o fato de beber a própria urina na placenta”, afirmou uma das participantes do curso.
LEIA TAMBÉM
UBS Anhangabaú orienta moradores sobre atividades físicas
Moradores do Tamoio recebem orientação sobre chás
Fórum reforça nova política de saúde mental
O curso também envolveu palestras sobre os principais riscos de acidentes domésticos ou visitas ao Hospital Universitário, que será utilizado por todas as participantes e foi considerado tranquilizador.
Uma consulta de opiniões mostrou que Rosa Bezerra espera fazer um parto por cesariana, mas Alessandra Tavares, Júlia Barbosa, Miriane Oliveira e Ketlin Silva (80%¨) preferiram escolher o parto natural.
De acordo com a médica Eliane de Aquino, da área de ginecologia e obstetrícia, esse tipo de curso oferece um reforço importante para conceitos básicos do processo da maternidade. E a enfermeira Patrícia Laura da Silva, coordenadora da iniciativa, destacou a proximidade com o modelo de saúde da família. “Os cursos acontecem mais nas unidades com agentes comunitários de saúde, que identificam a demanda”, comenta Patrícia.
O trabalho dos agentes é desenvolvido nas unidades específicas da Estratégia de Saúde da Família (PSF) e também nas unidades básicas que contam com a Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Para a agente Célia Zamariola, esse tipo de atendimento é preventivo e evita outros problemas futuros.
Além das novas mães, com tempo de gravidez variando de 3 a 7 meses, o evento também atrai a atenção de algumas futuras avós que comentam ser sempre tempo de aprender mais.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Baixe as fotos desta notícia na resolução original