Evento divulga dicas sobre ervas aromáticas

Publicada em 08/05/2014 às 18:16

Além da troca de conhecimento entre moradores e técnicos de saúde, o projeto “Roda de Chá e Oficina de Sabores” levou aos participantes da UBS Corrupira uma série de dicas sobre o uso e a conservação de ervas aromáticas, quando não puderem ser colhidas na hora.

Alguns exemplos:

· Bata no liquidificador uma mistura de ervas (como manjericão com alho ou mais gengibre, salsinha com alho e orégano) em três colheres para uma de azeite. Congele em saquinhos; dura até 4 meses.

· Congele ervas como cebolinha, salsinha, estragão, dill, coentro ou cerefólio diretamente em forminhas de gelo, completando com água para congelar e depois guardando os cubinhos em sacos plásticos por até 6 meses.

· Em curto prazo, lave as ervas e deixe secar, guardando picada em potinhos. Se quiser deixar na geladeira acima de 3 dias, cubra também com filme PVC.

· Para guardar ervas inteiras como manjericão, salsinha, estragão, cebolinha ou coentro na geladeira, faça um buquê e envolva os talos com papel toalha umedecido.

· Alguns temperos como alecrim, tomilho e louro são casos que podem ser retirados da receita antes de servir, como pratos de cozimento lento. Para isso, deve-se fazer buquê garni, que é um macinho de ervas. Deixe um pedaço grande de barbante para fora da panela para facilitar a retirada.

· Algumas ervas se complementam para dar sabor. Alguns exemplos são a salsinha, tomilho e louro para carnes, salsinha, tomilho, casca de limão ou erva doce para peixes, salsinha, estragão, tomilho ou casca de laranja para aves e salvia, salsinha, manjerona ou orégano para vegetais.

· Também existem boas receitas para manteigas, caldos e temperos propriamente ditos.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/08/evento-divulga-dicas-sobre-ervas-aromaticas/
Leia mais sobre