Fórum reforça nova política de saúde mental
Publicada em 21/05/2014 às 19:15Com mais de 250 participantes, o Fórum de Saúde Mental realizado nesta quarta-feira (21) consolida uma nova política pública para o setor embasado no trabalho em rede, afastando-se do foco em trabalhos isolados como as antigas internações em grande escala.
Organizado pela Secretaria de Saúde, no auditório da Faculdade de Medicina, o evento reuniu representantes de outros setores da Prefeitura de Jundiaí e também do Ministério da Saúde, além de interessados de diversos segmentos.
LEIA TAMBÉM
Conheça a atual Rede de Saúde Mental de Jundiaí
“Estamos trabalhando desde 2013 na criação de uma estrutura renovada nesse setor, considerado prioridade pela equipe que assumiu a Secretaria de Saúde. Os avanços iniciais permitiram o fim de uma fila de espera de 3 mil pacientes no ambulatório”, explicou o secretário de Saúde, Gerson Vilhena.
A palestrante Stellamaris Pinheiro de Souza Nascimento, do Ministério da Saúde, relembrou o surgimento da atual reforma psiquiátrica no Brasil, desde 1984, como resultado da movimentação da sociedade e da academia. “A internação compulsória deu espaço para uma reabilitação gradual, de retomada da capacidade de escolha”, comentou.
Cooperação
A secretária Marilena Negro, da Assistência e Desenvolvimento Social, elogiou o evento e disse que os serviços públicos caminham para um formato mais cooperativo. “Já temos experiências conjuntas nesse campo e penso em desenvolver pesquisas, até com a faculdade”, acrescentou o secretário de Cultura, Tércio Marinho.
O evento teve em sua abertura a presença do representante da Câmara Municipal, o vereador Rafael Purgato, e também da Faculdade de Medicina, o diretor Itibagi Rocha Machado. Também integrou a mesa o diretor da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, que atuou na organização do evento.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original