Prefeito destaca criação do Conselho da Cidade no Ciesp
Publicada em 16/05/2014 às 18:03O recém-criado Conselho da Cidade, batizado de Concidade, foi um dos temas abordados pelo prefeito Pedro Bigardi durante participação no 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico, realizado nesta sexta-feira (16), na sede do Ciesp. A iniciativa do fórum foi do Forcis (Fórum Regional da Indústria, Comércio e Serviços de Jundiaí e Região) e teve como tema ‘Aglomeração Urbana de Jundiaí e os Desafios da Integração Regional’.
LEIA TAMBÉM
Prefeito participa de mobilização do Conselho da Criança
O prefeito Pedro Bigardi destacou que, enquanto Aglomeração, Jundiaí e as cidades da região representam o coração da macrometrópole e, nos últimos 14 meses, a relação saudável entre os governos municipais trouxe avanços para o debate no nível regional. “Eu acredito neste planejamento regional e sei que estamos construindo um histórico de bons resultados”, disse.
Pedro também sugeriu que se faça uma reflexão sobre o futuro. “Muitos dos projetos que desejamos abraçar podem ser pensados dentro do contexto regional, como a questão dos resíduos sólidos, área onde podemos realizar algo muito maior”, disse. O prefeito também abordou eixos como a mobilidade urbana e o Polo Tecnológico, que não abrange apenas Jundiaí. “Traz benefícios para toda a região”, completou.
Sobre o Conselho da Cidade, o prefeito explicou que a ideia é de que ele seja menos tradicional, sem amarras. “Um espaço para diálogo e construção política. Por isso, os membros são dos mais variados setores, o que acaba por enriquecer os debates”, disse.
Concreto
Para o presidente do Ciesp Regional, Mauritius Reisky, a realização deste segundo fórum é uma oportunidade de aproximar a sociedade civil do poder público, para fortalecer o debate e apresentar a força da Macrometrópole Paulista, composta por 173 municípios, que juntos, representam, 80% do PIB estadual. “O modelo de integração regional que discutimos em 2010 está se concretizando neste momento com os sete municípios que compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí”, comentou Reisky.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida
Baixe as fotos desta notícia na resolução original