Saúde usa música para alertar contra a dengue

Publicada em 27/05/2014 às 18:51

Um evento de alerta com clima festivo marcou a originalidade do “Forró da Dengue”, realizado na tarde desta terça-feira (27) pela unidade de saúde da família USF Jardim Santa Gertrudes. A ação foi realizada em uma das praças centrais do bairro. Além de música ao vivo, a ação contou com atividades de orientação criativa e algumas agentes comunitárias de saúde fantasiadas de mosquito Aedes aegypti.

MAIS SAÚDE
Saúde promove ato contra tabagismo, sábado (31)

Para o médico Ari Hasch, que leciona saúde da comunidade na Faculdade de Medicina de Jundiaí, a iniciativa foi positiva porque, de uma forma lúdica, a equipe chamou a atenção para os quatro casos de dengue confirmados, até o último dia 17, no bairro.

Estudantes e moradores pararam para saber mais sobre a doença

Estudantes e moradores pararam para saber mais sobre a doença

“Tivemos apoio da Vigilância Epidemiológica nos dados e montamos esse projeto de forma conjunta”, explicou a enfermeira Karen Verônica Silva, entre agentes comunitárias que improvisaram até fita crepe nas fantasias e conseguiram brindes com comerciantes do bairro para estimular a participação de moradores no jogo de perguntas e respostas sobre a doença e o mosquito.

Um dos pontos altos foi a participação dos músicos Mirão Sanfoneiro, Gilberto (tantã) e Noel (triângulo) em um animado forró, que animou o público.

No mesmo ritmo da canção tradicional “peixe vivo”, a letra elaborada para o forró do evento perguntava sobre como pode um mosquitinho fazer tanta confusão. “Vamos todos combater, vamos todos combater, essa dengue, essa dengue, essa dengue, meu irmão, todo povo da cidade pode ser contaminar”, continuava a canção, chamando para “cada lata e pneu temos que eliminar” e finalmente para “vamos todos minha gente, vamos todos trabalhar, o mosquito, o mosquito, esse danado eliminar”.

A ação lúdica atraiu o público para a praça no centro do bairro

A ação lúdica atraiu o público para a praça no centro do bairro

Para a agente de zoonoses Lia Tega, que esteve presente ao evento, esse tipo de criatividade é muito importante na luta contra a dengue. “A situação em Jundiaí conta muito com esse engajamento de técnicos, da comunidade. Ainda temos um cenário bem melhor que outras cidades mas precisamos manter o alerta”, destacou.

A agente comunitária Telma Lima lembrou que toda a mobilização dependeu de parcerias e chamou a atenção para a presença de um grupo de garis que passou pelo evento.

Casos
Até o dia 17 de maio, foram confirmados 40 casos autóctones (contraídos em Jundiaí), 48 casos “importados” de outras cidades e ainda 96 casos confirmados em investigação epidemiológica da origem, totalizando 184 casos confirmados no município.

Outros 231 casos suspeitos notificados pela rede pública ou privada aguardavam exames, mas a maioria desse tipo de notificação tem mostrado resultado negativo para a dengue neste ano. A Secretaria Municipal de Saúde está concluindo uma nova rodada de sistematização.

Forró da Dengue
(ao ritmo de “Peixe Vivo”)

Como pode um mosquitinho
Fazer tanta confusão
Como pode um mosquitinho
Fazer tanta confusão

Vamos todos combater
Vamos todos combater

Essa dengue
Essa dengue
Essa dengue
Meu irmão

Todo povo da cidade
Pode se contaminar
Cada lata e pneu
Temos que eliminar

Vamos todos
Minha gente
Vamos todos
Trabalhar

O mosquito
O mosquito
Esse danado
Eliminar

O mosquito
O mosquito
Esse danado
Eliminar

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/27/saude-usa-musica-para-alertar-contra-a-dengue/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original