‘Trançando Arte Brasil’ tem nova edição na cidade

Publicada em 03/06/2014 às 17:27

Um dos mais tradicionais símbolos da cultura afro, o trançado de cabelo é destaque neste mês de junho em Jundiaí. A cidade sedia, pela segunda vez, o “Trançando Arte Brasil”. O evento, marcado para o próximo dia 8 (domingo), será um grande encontro nacional de trançadeiras. A atração principal é a cantora Margareth Menezes. A entrada é de graça.

O evento será realizado no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, a partir das 9h. A expectativa é reunir cerca de 200 profissionais de todo o Brasil, especialmente da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e de todo o Estado de São Paulo.

Coordenador durante atrações do 'Trançando Arte' 2013

Coordenador durante atrações do ‘Trançando Arte’ 2013

“Esta ação foi criada com objetivo de reunir os profissionais da trança para trocar experiências e também para dar visibilidade a esta cultura milenar”, destaca o coordenador da Igualdade Racial de Jundiaí, Vanderlei Victorino.

Às 9h será aberto um simpósio para os profissionais da trança e interessados. Com o tema “O protagonismo através do autoestilismo, da modelagem 3D e da modelagem capilar na criação da identidade, consumo e manipulação da aparência entre os negros brasileiros”, a palestra será ministrada por Jaergenton de Souza Corrêa, mestrando em História Social pela PUC-SP.

“A trança é uma linguagem que sobreviveu à escravidão e carrega muito da cultura negra. Apresentaremos aos profissionais da trança que eles são formadores de opinião e que atuam não só dentro do salão, mas também contribuem com a sociedade de forma a propagar essa cultura”, explica Jaergenton.

Resistência
“A trança tem toda uma simbologia para o povo africano. Na época dos grandes impérios, ela identificava o nível hierárquico do reinado”, explica o coordenador. “Quando os negros vieram para o Brasil, as tranças passaram a ser uma forma de defesa, para que os negros não fossem capturados. Elas eram rasteiras e finas”, completa.

Profissionais apresentarão os trabalhos

Profissionais apresentarão os trabalhos

Segundo Vanderlei Victorino, até hoje, em qualquer parte do mundo, é possível identificar a região da pessoa pelo tipo da trança. A forma de fazer o trançado no cabelo é diferente em cada Estado do Brasil.

São povos que vieram de diferentes regiões da África para o Brasil e mantêm sua cultura. “Isso demonstra a resistência da cultura afro no mundo. E não se ensina na escola. É passado de geração para geração.”

A organização do evento é da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial. Conta com apoio do Circulo Palmarino, Salão Função Black, Feconezu (Festival Comunitário Negro Zumbi), entre outros.

Confira a programação completa:

9h – Simpósio
13h – Atividades culturais
13h – Dança Afro
14h – Banda Let’s Groove e Crazy in Crist
15h30 – Coral Afro Thulany
16h20 – Grupo Wu Clan Negril
17h10 – Banda Mika Soul
17h30 – Desfile de Tranças Afro
20h – Show da Margareth Menezes

Luiza Ronchi
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/03/pela-2a-vez-prefeitura-realiza-o-trancando-arte-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original