Educação inicia plantio de árvores nas escolas

Publicada em 05/06/2014 às 16:55

A Secretaria de Educação vai plantar mais de 500 mudas de árvores nas escolas municipais de Jundiaí. O primeiro passo foi dado na manhã desta quinta-feira (5), na Emeb Antonio Brunholi Netto, no Jardim Tamoio. Aproveitando da data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato, ajudou as crianças no plantio das mudas de pau-marfim, pau-formiga e cedro rosa no jardim da creche.

LEIA TAMBÉM
Ferroviários ganha 70 novas árvores
Jundiaí terá 1º SUP Day com aulas e competição

Prefeitura e DAE fazem plantio de mudas de árvores nativas

O secretário Durval Orlato acompanhou o plantio na Emeb do Jardim Tamoio

O secretário Durval Orlato acompanhou o plantio na Emeb do Jardim Tamoio

Ansiedade, empolgação e alegria marcaram a ação, que integra o Projeto Escola Verde, desenvolvido pela pasta em parceria com a DAE e o Jardim Botânico. O objetivo é aumentar a cobertura vegetal nas Emebs para, além de proporcionar bem-estar aos alunos, conservar a biodiversidade regional e subsidiar ações de educação ambiental no ambiente escolar.

Ao verem as mudas, rapidamente as crianças colocaram a mão na massa. As mãozinhas se revezaram para ajudar o secretário de Educação a segurar, a jogar terra nas mudas e a regar as novas integrantes da escola.

“Essa é uma atividade cuja lição será levada para o resto da vida. Ao participar do processo do plantio e depois dos cuidados necessários, os alunos estão aprendendo, na prática, a preservar e valorizar o meio ambiente. Ao longo do ano, o projeto será desenvolvido em outras escolas. Trata-se de uma ação que também beneficiará o município. A cidade ganhará mais árvores, que são espécies da Mata Atlântica”, comemorou Durval Orlato.

Cuidado
Assim como ajudaram a plantar, os estudantes terão agora como lição o cuidado com a planta. “Cada classe vai se revezar para molhar, adubar, enfim, para acompanhar o crescimento das árvores. Também faremos, em breve, floreiras, jardins suspensos e uma cerca-viva. Queremos mostrar para a criança o quanto é importante preservarmos a natureza, termos espaços verdes e uma vida mais sustentável”, comentou a diretora da escola, Thais Silva Nonô.

Além da equipe escolar, participaram da atividade o assessor de relações educacionais da DAE, Paulo Taffarelli, o diretor do Jardim Botânico, Renato Steck, o engenheiro do Jardim Botânico, Thiago Pires, e a supervisora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Claudete Formis.

Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/05/educacao-inicia-plantio-de-arvores-nas-escolas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original