Solução caseira para fazer o Galo cantar

Publicada em 06/06/2014 às 14:38

Rebaixado para a Série A2 do Campeonato Estadual, o Paulista se prepara para iniciar sua reconstrução visando o acesso em 2015. E o retorno do Galo para a divisão de acesso passa pelas mãos de José Roberto Cavalcante, o Beto, de 39 anos.

Beto Cavalcante comandou o time nas últimas cinco partidas do Campeonato Paulista e, mesmo com o rebaixamento, caiu nas graças da torcida ao apostar na categoria de base do time, uma tradição que ficou esquecida há alguns anos, e se salvou. O meia Gabriel Mosquito (destaque da equipe no final da competição e negociado com o Palmeiras) é um exemplo do “tiro certeiro” dado pelo treinador.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí terá 1º SUP Day com aulas e competição

Beto: “A hora de resgatarmos o Paulista é agora”

“A hora de resgatarmos o Paulista é agora. A essência do Paulista é a sua categoria de base. E a ideia de reestruturação do clube passa por isso. Nas conquistas da Série A2, Série C e Copa do Brasil o elenco era na sua maioria formado por jogadores da casa. É isso que temos que voltar a fazer, apostar na base e mesclar depois com a contratação de jogadores pontuais”, disse o treinador.

Além de voltar a olhar com carinho para a base, o treinador arregaça a manga fora de campo e trabalha para ajudar o Paulista a voltar a ser respeitado e fazer com que os jogadores saibam o peso da camisa do clube.

“Está na hora de a cidade esquecer a vaidade e olhar com carinho para o clube. De alguma forma, a gente pode fazer algo e aqui estamos fazendo algumas ações para aproximar o clube da cidade. Queremos resgatar o Paulista junto com a torcida e o pequeno investidor. Queremos mostrar que o clube está acessível e com as portas abertas”, explicou.

Algumas ações já estão em prática. O treinador promoveu um treino da categoria Sub11 (equipe formada graças a uma ação da Secretaria de Esportes e Lazer) com o elenco profissional. “Queremos mostrar para os pais destas crianças a história do Paulista. Todo jogador que saiu formado e bem daqui está se destacando pelo Brasil e pelo mundo, como é o caso do Victor, Rafael Bracali, Nenê, Márcio Mossoró, entre outros.”

Nesta quinta-feira (5), os atletas do Paulista estiveram na Colsan de Jundiaí para doar sangue. Além disso, durante os rachões, os atletas do time perdedor têm de doar duas caixa de leite para Associação de Combate a Aids Infantil (Acai). “Eles têm que saber que são parte importante para a cidade e que o Paulista é muito importante para eles.”

Beto: de olho no acesso do Galo à elite do futebol

Carreira
Beto Cavalcante é nascido em Rubiacea (SP) começou a carreira no Penapolense e chegou no Estádio Jayme Cintra em 1996 para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No Paulista, ele ficou até 2000, saiu e retornou em 2004. Ele passou por clubes como América (RN), ABC (RN), Avaí (SC), futebol mexicano, Votoraty, entre outros. Ele terminou a carreira como jogador no Jabaquara (Santos) em 2011.

Beto retornou pela terceira vez ao clube jundiaiense em abril do ano passado. Fez estágio com Giba e Ricardo Narucevicius e dirigiu o time em dois momentos – na final da primeira fase da Copa Paulista e nos últimos cinco jogos do Estadual deste ano, quando o Paulista estava rebaixado.

“Me preparei para iniciar a carreira de treinador. Acompanhei o começo do Vagner Mancini aqui no Paulista e também trabalhei com Fernando Diniz e Roberval Davino, dois técnicos que são muito bons. A Copa Paulista é a grande chance da minha vida. Vou começar o trabalho desde o começo e isso é importante”, explicou.

Poder Público
As equipes de categorias de base do Paulista Futebol Clube são custeadas pela Secretaria de Esportes e Lazer. O apoio envolve pagamento das taxas exigidas pela Federação Paulista de Futebol, taxas de arbitragem, transporte e alimentação. As categorias do Paulista são: Sub11, Sub13, Sub15, Sub17 e Sub20, que envolvem atletas dos 11 a 20 anos de idade.

Em 2013, as categorias Sub11 e Sub 13 do Paulista foram criadas graças à Secretaria de Esportes e Lazer. A pasta formou dois times que representam a cidade no Campeonato Paulista das respectivas categorias. O Paulista Futebol Clube foi convidado para ser parceiro, já que a equipe jundiaiense detém a vaga na competição organizada pela Federação Paulista.

A Secretaria, por meio do projeto Torcendo por Jundiaí, procura levar crianças de suas escolinhas de futebol a alguns jogos do Paulista, para motivar a prática do esporte e também reforçar a ligação com o Paulista.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/06/solucao-caseira-para-fazer-o-galo-cantar/
Leia mais sobre ,