Serviços Públicos faz mutirão e finaliza plantio na Zona Leste

Publicada em 07/06/2014 às 19:03

Neste sábado (7), a Secretaria de Serviços Públicos iniciou um mutirão no Jardim São Camilo. O trabalho prevê a limpeza e roçada de mato no bairro. A equipe, com mais de 30 pessoas, realizou a roçada, que tem como objetivo deixar o local mais limpo e manter afastados os animais peçonhentos.

LEIA TAMBÉM
Serra recebe plantio de 350 mudas

De acordo com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Lucas Aparecido Rodrigues, o local é de difícil acesso. “Estamos em um morro muito íngreme. Caso seja necessário, continuaremos a roçada no próximo sábado (14). Estamos limpando também os escombros de moradias desapropriadas.”

Mutirão de limpeza e roçada movimenta o São Camilo

Mutirão de limpeza e roçada movimenta o São Camilo

Aproveitando os trabalhos na região, o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, entregou aos moradores um panfleto informativo sobre o plantio das 60 mudas de árvores da espécie Ipê Amarelo. Ela terminaram de ser plantadas neste sábado, ao longo da avenida Fernão Dias Paes Leme, na Vila Aparecida.

O plantio ocorreu após a remoção de 30 Flamboyants, considerados inadequados ao meio urbano. “Aquelas árvores estavam destruindo muros, calçadas, rede de esgoto e prejudicando inclusive a fiação elétrica. Por isso, após pedidos da população, optamos pela remoção e substituição”, explica Aguinaldo Leite.

Ele ressalta ainda que muita gente que reside na avenida ainda demonstra dúvidas com relação aos Ipês. “Algumas pessoas, traumatizadas com os estragos feitos pelos Flamboyants, têm receio com relação ao plantio. Por isso, estamos fazendo este trabalho com os panfletos destacando que os Ipês não causarão transtornos, pois são ideais para aquele meio”.

Aguinaldo Leite orienta moradores sobre novas árvores

Aguinaldo Leite orienta moradores sobre novas árvores

Beleza
As novas árvores foram escolhidas porque são ideais para a arborização urbana. Além disso, são indicadas para calçadas estreitas, como no caso da Vila Aparecida. “Vamos replantar o dobro das árvores removidas do local. Fizemos um estudo e constatamos que há espaço suficiente para mais árvores, sem prejudicar os moradores dessa via”, comenta Lucas Rodrigues.

Para o comerciante, José Luiz Pinto Ribeiro, o plantio das novas árvores vai contribuir muito para a população. “Além de devolver a mobilidade das calçadas e não estragar as casas, a Prefeitura estudou uma árvore que vai embelezar a avenida e deixar o espaço necessário para os pedestres. Achei a ideia muito boa”.

No panfleto contém ainda o telefone de contato da equipe de Serviços Públicos, caso haja algum problema com as novas mudas ou seja necessária alguma poda.

Manutenção
Além do plantio, a secretaria realiza na via a pintura do meio-fio, raspagem e limpeza. O próximo passo no bairro será a regularização das calçadas e rebaixamento de guias ao longo de toda a avenida Fernão Dias Paes Leme. Tudo com uso de material reciclado do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol).

Luiza Ronchi
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/07/servicos-publicos-realiza-mutirao-e-finaliza-plantio-na-zona-leste/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original