Prefeitura apoia escolas para ensino da história afro
Publicada em 11/06/2014 às 17:45Os alunos da escola estadual Conde do Parnaíba participaram, na tarde desta quarta-feira (11), de uma apresentação de maracatu, tema desenvolvido na disciplina eletiva de cultura afrobrasileira. A escola contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) e da Secretaria de Cultura, além do grupo Maracatu Jundiaí.
LEIA TAMBÉM
Troca de experiências marca oficina de dança
Aluna do Centro de Línguas é voluntária na Copa
Segundo Vanderlei Victorino, coordenador municipal de Igualdade Racial, o objetivo é cumprir a lei nº 10639/03, que determina o ensino da história afrobrasileira nas escolas. “A escolha do ritmo maracatu proporciona aos jovens aprender a eliminar o preconceito a partir da arte, e compreender que a cultura afro é tão importante como qualquer outra”, explica o coordenador, que participou do encerramento do curso nesta quarta-feira.
Ao todo, 36 alunos participaram das aulas durante um mês e meio. A professora Bernadete dos Santos Costa Silva conta que escolheu o ritmo maracatu para que os estudantes pudessem aprender na teoria e na prática. “No decorrer das aulas, os alunos tiveram o privilégio de conhecer o tema e de ter contato com os instrumentos musicais”, comenta.
O professor David Lito está há 10 anos com o projeto Maracatu Jundiaí e participa pela segunda vez na escola Conde do Parnaíba. “Este ano os alunos participaram ainda mais das aulas. Foi espetacular”, destaca o professor.
No encerramento da eletiva, nesta quarta, os estudantes apresentaram o maracatu. Dançaram e tocaram os instrumentos de acordo com o que aprenderam durante as aulas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
14/09/2022
Setembro Amarelo: evento online aborda políticas de prevenção
-
19/11/2016
Marcha da Consciência Negra defende cotas no Centro
-
17/11/2016
Programação especial à Cultura Negra tem início
-
10/11/2016
Dia da Consciência Negra traz atrações culturais a Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original