Primeiríssima Infância avança com capacitação de rede

Publicada em 16/06/2014 às 19:02

Depois do reconhecimento internacional do prêmio Alas-BID, o Programa Primeiríssima Infância continua sendo aprofundado em Jundiaí com etapas da capacitação em rede, como a promovida nesta segunda-feira (16), no auditório da Biblioteca Pública “Professor Nelson Foot”, com técnicos de diversos setores envolvidos no tema.

LEIA TAMBÉM
Primeiríssima Infância vira protocolo estadual de saúde

Além dos técnicos, educadores da rede privada tiveram evento na Biblioteca

Além dos técnicos, educadores da rede privada tiveram evento na Biblioteca

“Foi o terceiro encontro desse tipo, desta vez com foco voltado para o aprofundamento do trabalho conjunto entre as secretarias”, explica Maria Eugênia Bizestre Orlato, articuladora municipal do programa. O evento reuniu técnicos de saúde, de educação e de assistência social em um trabalho coordenado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidiga com a palestrante Maria Helena Pellizon. Também participaram, no período da tarde, educadores da rede privada.

Maria Helena, da Fundação Souto Vidigal: desenvolvimento infantil é multissetorial

Maria Helena, da Fundação Souto Vidigal: desenvolvimento infantil é multissetorial

Com foco nas crianças de 0 a 3 anos de idade, o programa conta com seu ponto alto em agosto, quando ocorre a 3ª Semana Regional do Bebê. De acordo com a coordenadora, estão sendo definidos eventos conjuntos em escolas municipais (Emebs), unidades de saúde (UBSs) e centros de assistência social (Cras), além de outras instituições.

“Esse foi o terceiro módulo dessa capacitação. Mas já temos trabalhado com parcerias, como no caso das escolas sobre a gravidez na adolescência”, explica Ruthnéia do Nascimento, do Núcleo Técnico de Estratégia da Semads. Outros trabalhos complementares, como no setor de pediatria, são coordenados pela médica Maria Aparecida Ribeiro da Costa na Secretaria de Saúde.

De acordo com o comitê, a programação da 3ª Semana Regional do Bebê está sendo montada e será divulgada nas próximas semanas.

Prêmio
O trabalho desenvolvido pelo CGR Jundiaí (que abrange a cidade e municípios vizinhos) foi reconhecido em maio pelo Prêmio Alas-BID em evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em 2013, o Governo do Estado já havia assinado um protocolo clínico para as cidades paulistas embasado nessa mesma experiência.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/16/primeirissima-infancia-avanca-com-capacitacao-de-rede/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original