Prefeitura faz castração na Hortolândia

Publicada em 25/06/2014 às 19:04

Os técnicos da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobema), ligada à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, fizeram a castração de 180 animais, nesta quarta-feira (25), no mutirão realizado na Escola Estadual Adoniro Ladeira, na Vila Hortolândia. O trabalho continua nesta quinta-feira (26) e é voltado exclusivamente para cães e gatos de moradores que fizeram o cadastro antecipado.

A coordenadora da Cobema, Alessandra Benedetti Ferreira, explica que os donos de cães interessados podem fazer o cadastro do animal para castração por meio do telefone 156. Além disso, uma semana antes do mutirão uma equipe da Cobema vai até o bairro para cadastrar os animais do local e informar sobre os procedimentos aos moradores.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí participa do Dia Mundial de Combate ao Vitiligo

Saúde reduz em 90% as queixas contra supermercados

Fernanda e o "pequeno" Junior: serviço é importante para controle populacional

Fernanda e o “pequeno” Junior: serviço é importante para controle populacional

“Não fazemos castração sem cadastro, pois são necessários alguns cuidados específicos, como o jejum, antes do procedimento. Além dos animais do bairro, encaixamos demandas de outros bairros, conforme o cadastro do 156, nos mutirões”, explica Alessandra.

O principal objetivo, destaca a coordenadora, é o controle populacional de cães e gatos, que fica desequilibrado em muitos casos sem esse apoio. Com o reforço de uma prestadora de serviços terceirizada para a função, o trabalho de castração gratuita deve atender 2,4 mil animais domésticos até o fim do ano.

Outro aspecto importante é a microchipagem dos animais (colocação de minúsculos “chips” de identificação sob a pele dos mesmos). Dessa forma, casos de abandono podem ser identificados e, se não houve doação ou perda, abordados com registro policial.

A posse responsável, que envolve o controle da natalidade dos bichos, atraiu a moradora Vivian Silveira, do Jundiaí Mirim, que cuida de 16 gatos. “Não podemos perder de vista essa necessidade. É muito bom que a Prefeitura possa nos ajudar nesse sentido”, afirmou.

Fernanda Marques, moradora do Cidade Nova 1, fez o cadastro e compareceu ao mutirão com seu enorme cachorro Júnior, de quase dois metros de comprimento. “Eu recebi ele já grandão e, se não encontrar quem goste, vou cuidando da melhor maneira possível. É muito manso. Mas recomendaram castrar por questões de saúde”, explicou.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/25/prefeitura-faz-mutirao-de-castracao-na-hortolandia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original