Encontro reúne alunos do Programa Brasil Alfabetizado

Publicada em 26/06/2014 às 15:51

A Secretaria de Educação realiza, na próxima quarta-feira (2), o 1º Encontro do Programa Brasil Alfabetizado. A atividade reunirá estudantes dos núcleos do projeto, no auditório da Unip (Universidade Paulista), para uma palestra sobre o tema “Educação Popular e Cuidado com as Pessoas”, ministrada pelo professor universitário e doutor em educação, Renato Polli. O evento está marcado para as 19h30.

LEIA TAMBÉM
Biblioteca é escolhida para receber Programa Viagem Literária

O Brasil Alfabetizado é um programa do governo federal criado, em 2003, para superar o analfabetismo entre adultos e jovens com mais de 15 anos. Em Jundiaí, o programa passou a ser desenvolvido, neste semestre, em 25 locais diferentes em toda a cidade. O objetivo da Secretaria de Educação é ofertar oportunidade para quem não conseguiu aprender a ler e a escrever ou não concluiu o Ensino Fundamental, próximo de casa.

O curso tem aulas presenciais, com duração de duas horas e meia, de segunda a quinta-feira. Além dos professores alfabetizadores e dos coordenadores de turmas, professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estão disponíveis nos polos.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, em Jundiaí há cerca de 10 mil analfabetos maiores de 15 anos. O grupo é formado na maioria por mulheres, negros e pardos. Atualmente, a pasta também oferece, gratuitamente, no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro e em 15 núcleos descentralizados, Ensinos Fundamental e Médio. Seis mil pessoas estão matriculadas.

O auditório da Unip fica na avenida Armando Giassetti, 577, Vila Hortolândia.

Roberta de Sá


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/26/encontro-reune-alunos-do-programa-brasil-alfabetizado/
Leia mais sobre