Prefeito anuncia nova sede para Canil da GM no Medeiros
Publicada em 17/06/2014 às 13:43O prefeito Pedro Bigardi anunciou, nesta terça-feira (17), um importante passo para a descentralização da Guarda Municipal de Jundiaí. O Canil, hoje instalado na avenida União dos Ferroviários, será transferido para uma nova sede, no bairro do Medeiros. O investimento, no valor de R$ 1,5 milhão, vem por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), em contrapartida solicitada a uma empresa que construirá um empreendimento naquela região.
A área total do terreno, que fica na avenida José Gothard, é de 5,6 mil m². A construção ocupará 580 m² e a previsão é de que a obra seja entregue até dezembro deste ano. A terraplanagem já está sendo realizada e as obras serão iniciadas em breve. O espaço contará com 20 canis, divididos em duas alas. Além disso, haverá área para treinamento dos cães com uma piscina, sala para atendimento veterinário, depósito de ração, departamento administrativo e banheiros.
LEIA TAMBÉM
Veja as fotos da visita do prefeito pelo Engordadouro
Em menos de 12 horas, Guarda Municipal recupera três veículos
“O terreno é grande e podemos pensar, em uma segunda fase, na ampliação para uma base com 50 GMs no futuro. O Canil já pode ser considerado uma minibase, com 25 guardas, que atenderão a região”, explicou o prefeito Pedro Bigardi.
O chefe do Executivo ressaltou ainda que a administração tem aproveitado a chegada de novos empreendimentos no município para solicitar às empresas contrapartidas que fazem a diferença para a população. “Os focos são segurança e mobilidade urbana”, disse ele, ressaltando que para a nova sede do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que terá um local alugado pela Prefeitura, o trâmite deve ser semelhante. “Precisaremos realizar ajustes no prédio e tentaremos fazer como contrapartida.” O anúncio do novo endereço do batalhão será feito nos próximos dias.
A descentralização da Guarda não para por aí. Recentemente, o prefeito anunciou que, em julho, o Centro ganhará um posto da GM, na praça Governador Pedro de Toledo. Inicialmente, 16 guardas se revezarão em turnos e estarão 24 horas na região central. Além de realizarem atendimento no posto, esses GMs farão o patrulhamento comunitário.
No caso do Canil, o terreno é da Prefeitura e todos os custos da obra serão arcados pela construtora Santa Ângela, que construirá um empreendimento na região. “Segurança é essencial e estamos felizes em poder colaborar”, comentou o diretor da empresa, Ricardo Benassi.
A mudança
A transferência possibilitará aos animais um cotidiano em um ambiente mais salubre, já que, de acordo com o comandante da GM, José Roberto Ferraz, há uma lei que exige que os cães vivam em um ambiente adequado. “No novo local, estaremos fora do meio urbano e os animais terão mais conforto, ventilação e menos barulho.”
Ferraz contou ainda que o novo canil terá uma área para abrigar cinco cachorros de outras polícias. “Nosso espaço obedecerá padrões internacionais. E, por isso, há a possibilidade de treinar animais de outras forças de segurança. Será uma boa oportunidade para a troca de experiências e conhecimento.” O comandante da GM destaca que em agosto a GM ganha um reforço de 70 novos GMs. “Muitos deles já demonstraram interesse em atuar no Canil.”
Além do Canil, a base central da GM na avenida União dos Ferroviários também mudará de endereço. A ideia é de que a mudança ocorra em 2015. Segundo Ferraz, o novo local será na avenida 14 de dezembro.
O prefeito explicou que a área que hoje abriga a GM, no futuro, se transformará em um estacionamento, interligado ao Complexo Fepasa. “O projeto já está aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham) e deve ser executado assim que a mudança da GM for concretizada.” O chefe do Executivo destacou ainda que a obra da passagem inferior na Ferroviários já está em fase final e será entregue em agosto.
Visita
O chefe do Executivo aproveitou a ida ao Medeiros para visitar a recém-concluída obra de drenagem e pavimentação da avenida Juvenal Arantes. A demanda era um antigo pedido da população. A área total de pavimentação é de 12.950 m². Foram executados 500 metros de drenagem.
Luana Dias
Foto: Paulo Grégio
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
Segurança Pública Municipal investe em procedimentos operacionais padrão
-
04/12/2024
Gestores alinham últimos detalhes para entrega do CIES
Baixe as fotos desta notícia na resolução original