Saúde prepara nova palestra sobre déficit de atenção
Publicada em 30/06/2014 às 17:33A Secretaria de Saúde prepara para os dias 7 e 8 de agosto uma nova edição do Encontro de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com foco nos casos infantis. O primeiro dia do encontro é voltado para os profissionais envolvidos no assunto e, no segundo dia, para os cuidadores em geral, sempre das 8h às 12h.
MAIS
Começam preparativos do 1º Congresso de Saúde Bucal
Consultório de Rua melhora trabalho com novo veículo
O evento é organizado pelo médico psiquiatra Paulo César Meneses Freitas, do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). Segundo ele, o maior desafio do tema é a sutileza das diferenças entre o déficit de atenção sem a hiperatividade ou mesmo entre a hiperatividade sem o déficit de atenção, colocando enormes dificuldades para educadores, médicos e familiares. “Uma criança muito ativa é bastante diferente de uma criança hiperativa”, explica.
O diagnóstico desses casos é feito pelo profissional da psiquiatria, mas precisa de encaminhamento bem feito por psicólogos, psicopedagogos ou mesmo clínicos. Com tratamento e medicamentos determinados de forma individualizada, a qualidade de vida do paciente pode ser bastante melhorada.
Esse é o motivo para o segundo dia do evento, dedicado inteiramente para a troca de experiências com familiares e cuidadores.
A primeira versão do evento, realizada em novembro de 2013, atraiu mais de uma centena de pessoas ao auditório da Cúria Diocesana, no Anhangabaú. Desta vez, o evento acontece no mesmo bairro, mas vai utilizar o auditório da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na rua Francisco Pereira de Castro, 839.
O trabalho com esse segmento já é realizado há 18 anos pelo grupo de apoio criado por Freitas, mas o compartilhamento das experiências é uma forma de disseminar os cuidados desse tipo de caso com outros setores e com a comunidade. O encaminhamento de casos para exame, inclusive, é realizado pela própria rede de unidades de saúde nos bairros.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original