Serviço de próteses já beneficiou mais de 1 mil idosos
Publicada em 08/07/2014 às 13:29O novo programa de instalação de próteses dentárias da Secretaria de Saúde já beneficiou mais de 1 mil idosos em Jundiaí, desde a implementação como um serviço secundário de apoio dentro do setor de saúde bucal. O trabalho conta também com financiamento do Governo Federal e está voltado para o segmento da população acima dos 60 anos de idade.
MAIS
Santa Gertrudes recebe evento sobre chás medicinais
“Não é apenas uma questão estética. Os cidadãos que passam a usar estas próteses, quando necessárias (sejam complementares aos dentes naturais ou em substituição total por dentes artificiais) adquirem maior capacidade de mastigação e melhoram a saúde com a ingestão de alimentos como frutas, verduras, legumes ou carnes”, comenta Maurício Rodolfo Ciampaglia, da Coordenação de Saúde Bucal.
No sistema de saúde, o setor odontológico funciona em Jundiaí com a atenção primária prestada em 28 das 37 unidades básicas ou de Saúde da Família (UBS e USF) e também com a atenção secundária, mais específica, aos pacientes encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A prótese é uma alternativa utilizada diante de limitações de outros tratamentos e, além de voltar a permitir uma alimentação mais variada (e o consequente efeito benéfico para a saúde), também melhora a interação social com outras pessoas e com as atividades profissionais ou culturais.
Para Marcelo Marangoni, morador que usa os serviços, o trabalho em andamento é essencial para a saúde da comunidade. Além dos idosos, os outros grupos prioritários de atendimento são crianças e adolescentes, gestantes e pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
De acordo com a Coordenação de Saúde Bucal, a meta é buscar mais qualidade de vida para a população Jundiaí, “do zero aos 100 anos”.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original