Centro ganha base da Guarda Municipal
Publicada em 12/07/2014 às 16:29O Centro de Jundiaí ganhou, neste sábado (12), uma base da Guarda Municipal. A ação, uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o comércio, levará mais segurança a lojistas e consumidores daquela região. De acordo com o prefeito Pedro Bigardi, a instalação do posto é parte do Programa de Metas da administração municipal. “Essa é uma demanda antiga da população e comerciantes. A intenção é ampliar a segurança e o diálogo da corporação com a população.”
O chefe do executivo destacou a importância do trabalho desenvolvido pela corporação e lembrou que 75 novos GMs, contratados por meio de concurso público pela atual administração, iniciarão o trabalho em Jundiaí. “Eles assumem seus postos em agosto. Parte ficará no Centro e os demais trabalharão por toda a cidade.”
LEIA TAMBÉM
Crack É Possível Vencer: GMs recebem diploma
Guardas realizam treinamento na Serra do Japi
Novos guardas participam de palestras com coordenadorias
Inicialmente, 16 guardas se revezarão em turnos e estarão 24 horas na região central. Além de realizarem atendimento no posto, farão o patrulhamento comunitário. A base fica na praça Governador Pedro de Toledo, onde fica a Catedral, e é preparada com isolamento de temperatura e som.
Além de eletricidade, o espaço conta com internet e aparelho de ar condicionado. “A ideia é firmar um convênio com a Polícia Civil para que possamos registrar os boletins de ocorrência, que hoje podem ser feitos pela delegacia eletrônica. Assim desafogamos os distritos e damos agilidade a este procedimento”, explicou o comandante da GM, José Roberto Ferraz, ressaltando que a proposta já está em discussão.
Ele frisou ainda que um trabalho social, envolvendo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), também será desenvolvido na área central. “Capacitamos GMs para lidar diretamente com a população de rua envolvida com uso de drogas, por meio do programa Crack é Possível Vencer.”
A parceria entre Prefeitura e comércio rendeu elogios. “Para nós, é muito importante poder contar com o apoio da Guarda Municipal”, destacou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), Edison Maltoni.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí, Régis Donatti, a base vem para ampliar a segurança da região. “Estamos muito felizes. Acredito que trabalharemos mais tranquilos com a presença da GM. Além disso, essa aproximação é ótima.”
Centro
Vale lembrar que diversas ações têm ocorrido para dar mais vida e segurança ao Centro. Com a proposta de reocupar, valorizar e reestruturar aquela região, a administração tem incentivado ações relacionadas ao turismo, comércio e gastronomia. O evento Sexta no Centro, organizado pelas secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento e Turismo, que teve sua última edição na sexta-feira (11), é exemplo disso.
Além disso, três praças na área central estão passando por revitalização por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Os locais são: Praça Frederico Ozanam (em frente ao Hospital Regional); Dom Pedro II (em frente ao São Vicente, conhecida por Praça das Rosas); e a do Largo São Bento (no entorno do mosteiro).
Mais segurança
No último dia 25 de junho, foi anunciada uma nova sede para o 49º Batalhão da Polícia Militar, localizada na região do Caxambu. A cessão do terreno de 15,5 mil m² para a PM envolve um imóvel de 1,1 mil m² de área construída. O espaço fica na avenida Comendador Antonio Borin. A reforma do imóvel no Caxambu será custeada por meio de contrapartida de um empreendimento, prevista no EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança).
Inicialmente o imóvel será alugado e o contrato prevê a possibilidade de desapropriação no futuro para cessão definitiva à Polícia Militar.
Também foi assinado com o Governo do Estado o protocolo de intenções do sistema de videomonitoramento. A proposta, que tem como objetivo auxiliar as forças de segurança pública, contempla os municípios das Regiões Metropolitanas da Baixada Santista, do Vale do Paraíba e Litoral Norte e da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ). Nessa primeira etapa do projeto, receberá 70 novos equipamentos, que serão colocados nas entradas e saídas das sete cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí.
Outro importante passo para a descentralização da Guarda Municipal de Jundiaí foi a mudança Canil. Hoje instalado na avenida União dos Ferroviários, será transferido para uma nova sede, no bairro do Medeiros. O investimento, no valor de R$ 1,5 milhão, vem por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), em contrapartida solicitada a uma empresa que construirá um empreendimento naquela região.
A área total do terreno, que fica na avenida José Gothard, é de 5,6 mil m². A construção ocupará 580 m² e a previsão é de que a obra seja entregue até dezembro deste ano. O espaço contará com 20 canis, divididos em duas alas. Além disso, haverá área para treinamento dos cães, sala para atendimento veterinário, depósito de ração, departamento administrativo e banheiros.
Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original