Centro ganha base da Guarda Municipal

Publicada em 12/07/2014 às 16:29

O Centro de Jundiaí ganhou, neste sábado (12), uma base da Guarda Municipal. A ação, uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o comércio, levará mais segurança a lojistas e consumidores daquela região. De acordo com o prefeito Pedro Bigardi, a instalação do posto é parte do Programa de Metas da administração municipal. “Essa é uma demanda antiga da população e comerciantes. A intenção é ampliar a segurança e o diálogo da corporação com a população.”

O chefe do executivo destacou a importância do trabalho desenvolvido pela corporação e lembrou que 75 novos GMs, contratados por meio de concurso público pela atual administração, iniciarão o trabalho em Jundiaí. “Eles assumem seus postos em agosto. Parte ficará no Centro e os demais trabalharão por toda a cidade.”

LEIA TAMBÉM
Crack É Possível Vencer: GMs recebem diploma
Guardas realizam treinamento na Serra do Japi
Novos guardas participam de palestras com coordenadorias

Inicialmente, 16 GMs trabalharão no posto, realizando rondas

Inicialmente, 16 GMs trabalharão no posto, realizando rondas

Inicialmente, 16 guardas se revezarão em turnos e estarão 24 horas na região central. Além de realizarem atendimento no posto, farão o patrulhamento comunitário. A base fica na praça Governador Pedro de Toledo, onde fica a Catedral, e é preparada com isolamento de temperatura e som.

Além de eletricidade, o espaço conta com internet e aparelho de ar condicionado. “A ideia é firmar um convênio com a Polícia Civil para que possamos registrar os boletins de ocorrência, que hoje podem ser feitos pela delegacia eletrônica. Assim desafogamos os distritos e damos agilidade a este procedimento”, explicou o comandante da GM, José Roberto Ferraz, ressaltando que a proposta já está em discussão.

Ele frisou ainda que um trabalho social, envolvendo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), também será desenvolvido na área central. “Capacitamos GMs para lidar diretamente com a população de rua envolvida com uso de drogas, por meio do programa Crack é Possível Vencer.”

A parceria entre Prefeitura e comércio rendeu elogios. “Para nós, é muito importante poder contar com o apoio da Guarda Municipal”, destacou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), Edison Maltoni.

O prefeito Pedro Bigardi destacou que a administração tem feito diversos investimentos em segurança

O prefeito Pedro Bigardi destacou que a administração tem feito diversos investimentos em segurança

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí, Régis Donatti, a base vem para ampliar a segurança da região. “Estamos muito felizes. Acredito que trabalharemos mais tranquilos com a presença da GM. Além disso, essa aproximação é ótima.”

Centro
Vale lembrar que diversas ações têm ocorrido para dar mais vida e segurança ao Centro. Com a proposta de reocupar, valorizar e reestruturar aquela região, a administração tem incentivado ações relacionadas ao turismo, comércio e gastronomia. O evento Sexta no Centro, organizado pelas secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento e Turismo, que teve sua última edição na sexta-feira (11), é exemplo disso.

Além disso, três praças na área central estão passando por revitalização por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Os locais são: Praça Frederico Ozanam (em frente ao Hospital Regional); Dom Pedro II (em frente ao São Vicente, conhecida por Praça das Rosas); e a do Largo São Bento (no entorno do mosteiro).

Mais segurança
No último dia 25 de junho, foi anunciada uma nova sede para o 49º Batalhão da Polícia Militar, localizada na região do Caxambu. A cessão do terreno de 15,5 mil m² para a PM envolve um imóvel de 1,1 mil m² de área construída. O espaço fica na avenida Comendador Antonio Borin. A reforma do imóvel no Caxambu será custeada por meio de contrapartida de um empreendimento, prevista no EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança).

Inicialmente o imóvel será alugado e o contrato prevê a possibilidade de desapropriação no futuro para cessão definitiva à Polícia Militar.

Também foi assinado com o Governo do Estado o protocolo de intenções do sistema de videomonitoramento. A proposta, que tem como objetivo auxiliar as forças de segurança pública, contempla os municípios das Regiões Metropolitanas da Baixada Santista, do Vale do Paraíba e Litoral Norte e da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ). Nessa primeira etapa do projeto, receberá 70 novos equipamentos, que serão colocados nas entradas e saídas das sete cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Outro importante passo para a descentralização da Guarda Municipal de Jundiaí foi a mudança Canil. Hoje instalado na avenida União dos Ferroviários, será transferido para uma nova sede, no bairro do Medeiros. O investimento, no valor de R$ 1,5 milhão, vem por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), em contrapartida solicitada a uma empresa que construirá um empreendimento naquela região.

A área total do terreno, que fica na avenida José Gothard, é de 5,6 mil m². A construção ocupará 580 m² e a previsão é de que a obra seja entregue até dezembro deste ano. O espaço contará com 20 canis, divididos em duas alas. Além disso, haverá área para treinamento dos cães, sala para atendimento veterinário, depósito de ração, departamento administrativo e banheiros.

Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/12/centro-ganha-base-da-guarda-municipal/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original