População aprova base da Guarda Municipal no Centro
Publicada em 14/07/2014 às 18:59A comerciante Darci Lazarini, de 60 anos, não esconde o alívio ao dizer que agora se sente mais segura. Ao lado do marido, Otávio, ela é proprietária, há mais de 40 anos, de uma banca de jornais e revistas que fica no Calçadão, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro de Jundaí. A banca, que sofreu no passado diversos assaltos e atos de vandalismo, fica a poucos metros da nova base da Guarda Municipal, instalada na região central da cidade.
A inauguração aconteceu dia 12 de julho (sábado). Apesar do pouco tempo, Darci disse já sentir a diferença. “O número de andarilhos e usuários de droga praticamente ‘zerou’, não tem mais ninguém mal encarado por aqui. A sensação de segurança, não apenas minha, mas de todos os lojistas, melhorou 100%”, afirma, categórica.
LEIA TAMBÉM
Guardas resgatam balão que caiu aceso em residência
GM localiza autor de roubo de celular e recupera carro roubado
Guarda Municipal e DIG localizam veículo suspeito de ser usado em roubos
Ela conta que a banca, que tem um entra e sai de cerca de 500 pessoas por dia, possui sistema de alarme sonoro além de câmera de monitoramento.
“Há alguns anos, um funcionário reagiu durante um assalto e até se feriu. Perdi as contas de quantas vezes o pessoal da empresa de segurança ligou em casa de madrugada para avisar que o alarme tinha disparado. Mal dava para dormir sossegada.”
Sensação igual é a do gerente de loja Adalto Rodrigues, 39 anos, que trabalha no Centro. “Aqui temos uns 40 funcionários e a aprovação foi unânime. Era um pedido antigo dos lojistas e consumidores que foi atendido.
Antes, tínhamos muitos usuários de droga por aqui. Olha agora”, ressaltou, enquanto apontava para a base, que, no fim da tarde, contava ainda com outras três viaturas da Guarda e duas motos para o patrulhamento. Casado, pai de dois filhos e morador da Vila Cristo, Adalto concorda que a volta diária para a casa – e para a família – será mais segura a partir de agora.
Caminhando apressado pelo Calçadão, Gilvan Oliveira dos Santos, 32 anos, passa todos os dias por ali. “Faço um curso técnico de segurança do trabalho aqui perto e achei a novidade excelente. Ajuda na segurança e atrai mais famílias ao Centro”, avalia, revelando que tem um sonho: tornar-se guarda municipal.
Balanço
Segundo o subinspetor Gilberto, da GM, as pessoas sentiram curiosidade em conhecer a base nesta segunda-feira (14). “O pessoal veio aqui pedir informações sobre ruas, localização de delegacias e de outros equipamentos públicos”, explica.
Para o GM, a novidade ainda permite uma maior aproximação entre os agentes de segurança, lojistas e a população que frequenta o Centro. “Tem lojista que já conhece alguns guardas pelo nome”, diz.
A base foi instalada após parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio). De acordo com o presidente do Sincomércio, Edison Maltoni, a instituição decidiu absorver os custos da estrutura da base da GM para contribuir com as ações que a Prefeitura tem tomado pela segurança na região central. “Logo no primeiro dia, o comércio já teve ganhos notórios, como a aproximação entre lojistas e guardas, além da satisfação dos consumidores em passearem com tranquilidade pelo Centro.”
Inicialmente, 16 guardas se revezarão em turnos e estarão 24 horas na região central. Além de realizarem atendimento no posto, farão o patrulhamento comunitário. A base fica na praça Governador Pedro de Toledo e é preparada com isolamento de temperatura e som.
Thiago Secco
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
15/11/2024
Novo Canil da GM reforça a segurança e agrada moradores
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original