Técnico campeão mundial de goalball visita Paço
Publicada em 17/07/2014 às 17:18O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, e o diretor João Guilherme Maffia receberam nesta quinta-feira (17) a visita do técnico Alessandro Tosim, campeão mundial de goalball pela seleção brasileira. O treinador jundiaiense esteve acompanhado do fisioterapeuta Rafael Loschi da Silva, da psicóloga Alessandra Amorim e da técnica do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Prefeitura de Jundiaí, Ana Lúcia Pavão.
A seleção brasileira masculina de goalball, modalidade paralímpica voltada a deficientes visuais que usam uma bola com guiso, conquistou o título mundial no último dia 5 de julho, em Espoo, na Finlândia. O grupo comandado por Alessandro Tosim goleou a Finlândia por 9 a 1 na final. Esta é a primeira medalha brasileira e o primeiro título em mundiais de goalball.
LEIA TAMBÉM
Luca Bassani, mais uma revelação na natação
Secretaria de Esportes promove ‘Arraiá do Siqueira Neto’
“É mais uma conquista importante de um jundiaiense. Eu agradeço a ele por levar o nome de Jundiaí por todo o mundo. Vamos continuar colaborando com o goalball e buscar, através do Alessandro, fazer algumas ações na cidade junto com a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais”, disse Cristiano Lopes.
Segundo Tosim, o trabalho para a conquista do título foi intenso. “Foi um trabalho de preparação de seis meses para chegarmos bem no Mundial. Chegamos lá com o objetivo de conquistar o ouro porque sabíamos a condição do grupo.”
A seleção brasileira de goalball se preparou para a competição em Jundiaí, treinando no Centro Esportivo do Jardim Ângela e na Associação Primavera de Esportes, no Jardim Itália, e fazendo musculação no Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão. “Agradeço a Prefeitura por ter cedido o espaço e por ajudar a seleção brasileira”, destacou o técnico.
Alessandro Tosim iniciou o trabalho com a modalidade no Peama em 2001. Ele montou uma equipe de Jundiaí e chegou a uma semifinal de Campeonato Brasileiro, mesmo não contando com atletas da seleção brasileira. “Este trabalho desenvolvido em Jundiaí chamou a atenção da seleção brasileira”, completou.
Mundial
Em dez jogos, os brasileiros venceram nove, marcaram 99 gols e sofreram 40. A seleção só não terminou o campeonato com 100% de aproveitamento porque empatou com a Turquia em 4 a 4, em partida válida pela quinta rodada.
Na fase de grupos, o Brasil venceu a Bélgica, por 7 a 3; a China, por 14 a 6; o Egito, por 12 a 2; o Japão, por 8 a 1; empatou com a Turquia; e fechou a parte classificatória da competição com vitórias sobre o Canadá, por 11 a 6, e Lituânia, por 11 a 5.
Nas quartas de final, a Seleção masculina passou pelo Irã, ao vencer por 11 a 8. Na semifinal, voltou a derrotar a Lituânia, por 14 a 4, para chegar à sonhada final. Na final, bateu a Finlândia por 9 a 1.
Fábio Frattini Manzini
Foto: Cleber de Almeida
-
10/01/2025
Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade estende atendimento durante as férias
-
08/01/2025
Prefeito propõe investimento no esporte e celebra conquistas históricas
-
04/01/2025
Prefeito realiza visitas técnicas e avalia demandas em saúde, esporte e inovação em Jundiaí
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
Baixe as fotos desta notícia na resolução original