Médicos das UBSs participam de palestra sobre hematologia
Publicada em 18/07/2014 às 15:09Os médicos de clínica geral que trabalham nas 37 unidades básicas ou de saúde da família em Jundiaí (UBS e PSF) receberam nesta semana palestras de especialistas para a atualização na área de hematologia. Um dos assuntos abordados foi o diagnóstico dos exames de sangue, procedimento capaz de detectar diversas formas de anemias ou leucemias.
“O trabalho clínico é o aspecto mais importante para o atendimento da população. Um hemograma, por exemplo, pouco significa sem uma interpretação correta”, destacou a especialista em hematologia pediátrica Célia Martins Campanaro. Ela dividiu as palestras, realizadas no auditório da Escola de Governo e Gestão na quarta (16) e quinta-feira (17), com o hematologista e hemoterapeuta Hélio Alvimar Loterio. Ambos são docentes e pesquisadores da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
LEIA TAMBÉM
Farmácia Central está de mudanças
PA Central atende 54% de urgência e emergência
O destaque foi para as questões envolvendo a observação de alterações de formato das hemácias (glóbulos vermelhos) e de outros elementos de exames como hemoglobina ou os chamados reticulocitos. A interpretação desses e de outros elementos é fundamental para a análise de casos de anemia.
Da mesma maneira, a abordagem da observação de dados dos leucócitos (glóbulos brancos) e elementos associados foi o destaque no tema dos casos de leucemias, que podem ser reativas a inflamações e a efeitos de vírus, bactérias e até mesmo “drogas citotóxicas” como efeito colateral de medicamentos. Ou também de síndromes variadas em células jovens e maduras. “Existem também variações genéticas do padrão de normalidade de leucócitos, que precisam ser observadas como no caso da afrodescendência”, observou a médica Célia Campanaro.
Para a coordenadora de clínica geral da rede básica, Amara Levi Pinheiro da Glória, a atualização permanente é parte das preocupações da Secretaria de Saúde com o serviço de saúde pública oferecido para os moradores de Jundiaí. “Promovemos periodicamente esses encontros de atualização onde podem surgir questões do cotidiano médico”, destacou.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: PJ