Mesa-redonda resgata história do futebol amador de Jundiaí

Publicada em 23/07/2014 às 18:58

O futebol amador foi tema da mesa-redonda realizada na noite de terça-feira (22), no auditório do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão. O evento, inédito, organizado pelas secretarias de Comunicação Social e Cultura, integra a exposição “Futebol Amador, Uma Paixão Sem Classes”, organizada pela Secretaria de Cultura.

O encontro reuniu dirigentes de clubes e da Liga de Futebol Amador de Jundiaí, jogadores, ex-jogadores, torcedores e imprensa. O jornalista e ex-jogador Adilson Freddo, foi o mediador do debate, que contou com a participação do jornalista Anelso Paixão, do radialista e ex-jogador Luiz Antônio de Oliveira, o Cobrinha, e do empresário de comunicação e ex-jogador Ernesto Francisco Musselli, o Neto.

LEIA TAMBÉM
Novo gramado do Benedito de Lima é entregue

Mesa-redona reuniu dirigentes de clubes, torcedores e ex-jogadores

Mesa-redona reuniu dirigentes de clubes, torcedores e ex-jogadores

História, curiosidades e diferentes pontos de vistas foram expostos na mesa-redonda, que traçou um panorama do futebol amador de Jundiaí. Marcado pela interatividade, o evento abriu espaço para a plateia, que participou enviando suas perguntas aos especialistas.

O presidente da Liga de Futebol Amador de Jundiaí, o Toninho, elogiou a iniciativa. “Achei ótima a ideia. Debates como este são importantes, pois o Amador está sempre mudando e é preciso se adequar à nova realidade”, disse Toninho, que está há 30 anos na Liga.

O representante do time 14 de Dezembro, Erick Ribeiro, também destacou a importância do evento. “Iniciativas como estas valorizam o futebol amador, que desempenha um importante papel na revelação de novos talentos.”

Especialistas traçaram o panorama do futebol amador de Jundiaí

Especialistas traçaram o panorama do futebol amador de Jundiaí

Para o jornalista Anelso Paixão, o futebol amador está enraizado na história de Jundiaí. “Este evento não fala só do amador, mas de certa forma conta a história da cidade, pois o futebol amador nasceu nos bairros, os times, assim como jogadores como Dalmo, homenageado nesta exposição, são verdadeiros patrimônios de Jundiaí. Este é o principal legado histórico e cultural que o futebol amador deixa pra cidade.”

Segundo o diretor do Museu, Jean Camoleze, levar o futebol amador para dentro do museu contribui para a popularização e democratização do espaço. “Quando pensaríamos que o futebol amador seria tema de exposição no museu? Tanto a exposição como esta mesa-redonda fazem parte das ações de transformar o museu em um espaço democrático, a ideia é que as pessoas visitem, se identifiquem e façam parte da história da cidade.”

O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, destaca o resgate histórico. “Momentos como estes não deixam que a história do futebol amador morra.”

Ao final do debate, foi exibido um filme em homenagem ao ex-jogador Dalmo, cujas chuteiras estão na exposição. Dalmo iniciou sua carreira no futebol amador de Jundiaí e foi destaque no Santos. Além disso, os participantes da mesa, o mediador e o presidente da Liga foram homenageados.

Exposição prorrogada
Devido ao sucesso, a exposição “Futebol Amador, Uma Paixão Sem Classes”, foi prorrogada mais uma semana e poderá ser vista até o dia 2 de agosto, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, o horário é das 9h às 13h. A entrada é gratuita. O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro.

Viviane Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/23/mesa-redonda-resgata-historia-do-futebol-amador-de-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original