Agricultura promove a 7ª edição do Programa Campo Limpo

Publicada em 18/07/2014 às 14:47

Será realizada na próxima quarta-feira (23), das 8h às 13h, na área em frente ao Parque Municipal Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), a sétima edição do Programa Campo Limpo, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, em parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Defesa Agropecuária, Entreposto Central de Abastecimento de Jundiaí (Ecaj) e Sindicato Rural de Jundiaí.

O programa tem como objetivo recolher embalagens de agrotóxicos utilizadas pelos produtores rurais. Geralmente, esse procedimento é feito por meio da entrega nos próprios locais onde foi comprado o produto ou, nos casos de grandes quantidades, em um centro especializado, que fica em Valinhos. “O programa oferece essa facilidade para o produtor, que não precisa se deslocar para tão longe para descartar as embalagens”, explica Mariana Andretta, diretora de Agronegócio da Secretaria.

LEIA TAMBÉM
Produtores da Festa da Uva 2014 recebem premiação
Festa dos Motoristas se une ao Encontro dos Motociclistas

Mariana: facilitade para os produtores

Mariana: facilidade para os produtores

O Campo Limpo é também uma ação preventiva, já que manter essas embalagens nas propriedades pode contribuir para a proliferação de diversas doenças. Até por isso, há um procedimento especial para levar as embalagens até o ponto de descarte.

As embalagens têm de ser separadas por tipo (plástico, flexível, galão, litro e tampas), colocadas em sacos plásticos, que precisam ser identificados com informação sobre a quantidade de embalagens. A diretora lembra ainda que o produtor rural deve fazer a tríplice lavagem nas embalagens plásticas e que, além disso, não pode haver resíduos de produtos.

Segundo Mariana, a realização do programa em frente ao Parque da Uva é uma inovação, já que é uma localização de fácil acesso a produtores de todas as regiões da cidade. Ela destaca ainda que o trabalho de divulgação tem sido feito nos últimos dias, com panfletagem nas áreas rurais da cidade, além de aproveitar a presença do pessoal da Secretaria na região do Caxambu, onde está sendo feito o Balcão de Atendimento visando ao cadastro no Portal Ambiental Municipal. O Caxambu é uma das regiões da cidade onde se concentra um grande número de propriedades rurais.

Todo o material recolhido no Campo Limpo será, depois, encaminhado para a empresa de Valinhos, responsável na região, por esse tipo de coleta, atendendo cerca de 15 cidades.

No ano passado, o programa atuou em diversas regiões da cidade

No ano passado, o programa atuou em diversas regiões da cidade

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/18/agricultura-promove-a-7a-edicao-do-programa-campo-limpo/