Cerest e INSS estreitam relações para a saúde do trabalhador
Publicada em 21/07/2014 às 15:39O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de Jundiaí, recebeu na semana passada a visita da assistente social Miriam Tafarelo, da agência Jundiaí do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O encontro teve a marca do primeiro ato da transversalidade de ações em saúde do trabalhador no município, preconizada pelo governo federal. Miriam Tafarelo foi recepcionada pelo gerente Jesus dos Santos e pela assistente social Denise Brunheroto, ambos do Cerest.
Um dos temas enfatizados no encontro foi a reabilitação profissional. “Esse serviço da Previdência se caracteriza pela assistência educativa ou reeducativa e de adaptação ou readaptação profissional”, explicou Miriam. “Ele tem o objetivo de proporcionar aos beneficiários incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho a indicação dos meios para o reingresso no mercado e no contexto em que vivem”, completou.
LEIA TAMBÉM
Cerest intensifica fiscalização em marmorarias
Encontro debate ações para a saúde do trabalhador
O gerente do Cerest, Jesus dos Santos, explicou que a transversalidade entre ministérios para as ações em saúde do trabalhador é exigida pelos preceitos do governo federal e facilita sobremaneira a busca dos resultados esperados.
Outros aspectos tratados durante a visita foram a Lei Complementar 142/13, que inclui novas regras em relação à redução da idade e do tempo de contribuição para a concessão de aposentadoria à pessoa com deficiência, serviços prestados pelo Serviço Social da Previdência e do Cerest, bem como elaboração de calendário de reuniões entre os dois órgãos para a condução de casos que requerem a transversalidade.
Política nacional
O gerente do Cerest também explicou que a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora alinha-se com o conjunto de políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença.
“Esperamos que a transversalidade entre os ministérios da Saúde, Trabalho e Emprego e Previdência Social, neste município representados pelo Cerest, Gerência Regional do Trabalho e Emprego e Agência do INSS, se fortaleça a cada dia e a cada ato como este primeiro, configurado por esta nossa reunião”, finalizou Jesus dos Santos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
08/11/2024
CEREST reúne municípios da região para capacitação
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão