Vila Marlene testa ‘check-up’ de idosos
Publicada em 04/07/2014 às 12:59A Secretaria de Saúde abriga uma iniciativa diferente para os moradores atendidos pela unidade de saúde da família da Vila Marlene. Trata-se da chamada avaliação multifuncional, que será realizada na próxima sexta-feira (11) com um grupo de dez idosos na unidade, permitindo uma visão do estado geral de cada um com uma série de testes e exames.
MAIS
UBS Guanabara promove oficina de chás e sabores
“O principal benefício desse método é uma avaliação da saúde geral, com foco na prevenção e tratamento”, afirma a médica Tatiane de Lucca.
Desenvolvido em forma de circuito, com a participação de agentes comunitários de saúde, o processo envolve pequenos testes nos aspectos visual, auditivo e de coordenação motora e psicológica.
A enfermeira Sheila Cristiana Carechio Fiori, coordenadora da unidade, acrescenta que o cenário adequado é sua realização anual pela percepção da marcha de caminhar, das condições de ver e ouvir, da avaliação de conseguir ou não cuidar-se sozinho (ou com um cuidador próximo) e a existência de estágios depressivos.
“A iniciativa da unidade é também a possibilidade de termos um projeto-piloto para ser disseminado futuramente”, comentou a gerente regional de atenção básica da área, a médica Josyanne Rita Franco. O evento deve ser acompanhado também por representantes da Coordenadoria Municipal do Idoso.
O método, que vem sendo estudado à distância pela médica Tatiane há 3 anos, vem sendo implementado na unidade da Vila Marlene e teve duas edições em 2013. O espaço utilizado a partir das 9h vai ser um salão cedido pela Paróquia São Vicente, no mesmo bairro e outras informações sobre o trabalho podem ser obtidas por moradores da própria USF Vila Marlene.
José Arnaldo de Oliveira
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue