Prefeito abre 3ª Semana Regional do Bebê

Publicada em 05/08/2014 às 15:37

Com o Teatro Polytheama lotado, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do programa Primeiríssima Infância, realizou a abertura oficial da 3ª Semana Regional do Bebê, na noite dessa segunda-feira (4), com a palestra do médico pediatra, pesquisador e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Martins Filho, que debateu o tema “A Criança Terceirizada”.

A Semana do Bebê segue até sábado (9) com mais de 70 eventos programados para acontecerem em mais de 20 bairros da cidade.

Veja AQUI mais fotos da abertura da 3ª Semana Regional do Bebê

LEIA TAMBÉM
Prefeito participa de campanha educativa nas escolas
Crianças vão conhecer estrutura e pilotos do Arena Cross

Público lotou o teatro para a solenidade oficial de abertura

Público lotou o teatro para a solenidade oficial de abertura

Para o prefeito Pedro Bigardi, que participou da abertura, o evento merece destaque por promover a integração regional e o diálogo entre as prefeituras, assim como a união das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social para a construção de políticas públicas.

“E por fim o reconhecimento do programa Primeiríssima Infância, que foi premiado internacionalmente e que já mostra resultados de um trabalho extremamente desafiador”, afirmou o chefe do Executivo.

Para Eduardo Queiroz, diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, entidade responsável pelo desenvolvimento do programa Primeiríssima Infância, a Semana do Bebê é uma oportunidade para discutir a qualidade das creches e cobrar o trabalho integral e integrado entre as secretarias. “As nossas crianças não podem ser fatiadas e atendidas separadamente por cada área”, disse.

A solenidade também contou com a presença de Márcia Bevilacqua, diretora do Departamento Regional de Saúde de Campinas, órgão do Governo do Estado que é parceiro do projeto. “Não é à toa que o trabalho de cada município mostrou ao Estado a importância do Primeiríssima Infância”, destacou Márcia, ao citar a participação de nove municípios. São eles: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista.

A coordenadora pedagógica Ruthnéa do Nascimento, integrante do Comitê Técnico Municipal do programa Primeiríssima Infância de Jundiaí, explicou que essa semana tem uma extensa programação de atividades voltadas aos técnicos das áreas da saúde, educação e assistência social.

“Queremos formar multiplicadores para a promoção do desenvolvimento infantil pleno e integral, da gestação até os 3 anos de idade”, afirmou, ao dizer que é nesse período em que se abrem as janelas para o desenvolvimento.

Prefeito destacou a importância da integração regional e das secretarias

Prefeito destacou a importância da integração regional e das secretarias

Quebrando paradigmas
O palestrante José Martins Filho abordou as alterações nas relações afetivas entre pais e filhos; as mudanças socioeconômicas que “obrigaram” pai e mãe irem em busca de emprego e as crianças colocadas, precocemente, nas creches.

“Certamente essa nova forma de relação familiar interfere no desenvolvimento emocional da criança, pode ocasionar riscos de saúde, uma vez que o bebê não está com o seu sistema imunológico totalmente pronto”, explicou o especialista, ao dizer que a falta de vínculo pode tornar essa criança em um adulto com dificuldade de se relacionar e com atitudes agressivas.

Rosana e Aline Lourençoni, da escola Meu Primeiro Passo, fizeram questão de participar da palestra. A unidade firmou convênio com a Prefeitura este ano para ofertar vagas de creche. “Queremos pensar em soluções para minimizar esse impacto que os bebês sofrem por se afastarem dos pais tão cedo”, afirmou Aline.

A abertura contou com a apresentação das crianças do Coral Despertando da Pastoral de Atendimento e Integração do Menor (Paim).

Participaram ainda da solenidade o vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, o secretário de Saúde, Gerson Vilhena, a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, o vereador Marcelo Gastaldo, prefeitos e secretários dos municípios participantes, além de representantes do Comitê Regional do programa Primeiríssima Infância.

Kadija Rodrigues
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/05/prefeito-abre-3a-semana-regional-do-bebe/