Conselho de Assistência Social renova nomes e formato

Publicada em 07/08/2014 às 19:25

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) anunciou seus novos integrantes nesta quinta-feira (7), com formato inédito de vagas para os segmentos de trabalhadores do setor e de moradores usuários dos serviços, ao lado de entidades e movimentos e de representantes do setor governamental. A solenidade contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi.

“Nosso desafio não é apenas de governo, mas da sociedade, de redescobrir a presença da comunidade nas políticas públicas. A participação que já conseguimos veio desde a década de 60, como nas comissões populares de saúde que depois se institucionalizaram nos anos 80 e foram reforçadas na Constituição”, destacou o chefe do Executivo, lembrando iniciativas recentes como a criação de coordenadorias e também do Conselho da Cidade na busca de “oxigenar” as ações.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura lança novo sistema de cadastro para habitação

Palestra marca comemoração dos oito anos da Lei Maria da Penha

Os integrantes titulares e suplentes do novo conselho

Os integrantes titulares e suplentes do novo conselho

O novo mandato do CMAS coincide com a mudança de gestão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), assumida por Rita de Cássia Angarten Marchiore. Para ela, todos enfrentam agora o desafio da implantação em andamento da nova legislação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Jundiaí está sendo pioneira nesses avanços e essa ampliação dos olhares no conselho é parte do processo coletivo”, afirmou Rita.

Participante pelo novo segmento do conselho, o de moradores que usam serviços do setor (usuários), o professor de capoeira e dança do grupo Afro Mix, Marcelo Alves, disse que como morador do Santa Gertrudes espera contribuir com boas ideias para as políticas sociais. “A gente vem para colaborar”, comentou.

Conselheiros
O novo CMAS tem 36 integrantes, sendo 16 titulares e 16 suplentes. No segmento do poder público os titulares são, além da própria secretária de Assistência Social, Fátima Massucato, Joana Prudêncio, Paulo de Tarso Hebling (Semads), Eliane Silva Pinto (Secretaria de Cultura), Reinaldo Fernandes (Coordenadoria da Pessoa com Deficiência), Cláudia Sartori (Coordenadoria do Idoso), Marilza Campos (Coordenadoria da Mulher) e Andrea Aversarno (Fumas).

Bigardi falou sobre a importância da participação para as políticas públicas

Bigardi falou sobre a importância da participação para as políticas públicas

Do segmento dos movimentos e entidades os titulares são: Iracilda de Souza (da Casa Santa Marta), Lucinda Lopes (da Cedeca) e Laiza Bissoli (do Lar Nossa Senhora das Graças). No segmento dos moradores usuários estão como titulares Tânia Biasin, Sidneide França e Marcelo Reis e, no segmento de trabalhadores do setor, os titulares Nilva Caldeira e Edilaine dos Santos.

A Câmara Municipal foi representada no evento pela vereadora Marilena Negro, que destacou as transformações do setor representadas pela nova legislação federal do Suas. Também estiveram presentes participantes de outros conselhos municipais.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/07/conselho-de-assistencia-social-renova-nomes-e-formato/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original