Prefeito prestigia inauguração da sede do Sindicato dos Metalúrgicos
Publicada em 12/08/2014 às 15:55O prefeito Pedro Bigardi participou, na noite dessa segunda-feira (11), da inauguração da nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos, na Vila Arens.
Com 2,3 mil metros quadrados de área construída, divididos em cinco andares, a nova sede tem como diferencial o Museu do Metalúrgico, que conta a história da metalurgia e dos trabalhadores por meio de fotos, recursos audiovisuais e publicações, como o primeiro boletim do sindicato, datado de 1931.
LEIA TAMBÉM
Cultura e Sindicato dos Metalúrgicos estudam parceria
O prefeito elogiou a nova sede para o presidente do sindicato, Eliseu Silva Costa, e falou que pretende fazer muitas parcerias em relação ao museu. “Aqui tem a história do trabalhador jundiaiense, é um espaço muito importante para a categoria e para Jundiaí”, disse.
O evento, que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve início às 17h com a apresentação da Banda São João Batista em um palco montado em frente ao prédio. Depois se apresentaram as bandas Seringueiras e Rock’n Road, formada por jovens metalúrgicos. O encerramento ficou por conta da Orquestra de Violeiros da cidade.
Para Eliseu, a inauguração da sede é a realização de um sonho. “O sindicato foi construído em 1957, pelo então presidente Guilherme Peron. Em 1998 passou por uma reforma, mas com o crescimento da categoria, vimos a necessidade de mudar”, conta. A entidade comprou mais quatro imóveis no entorno e demoliu a sede original para começar a construção. “Pedi licença ao fundador da sede para derrubarmos e ele me disse que se fosse para o avanço da categoria, teria o seu aval.”
Parceria
A Secretaria de Cultura será parceira do sindicato na contribuição do material para o museu e para o CineArte – um cineclube com 34 lugares destinado a exibição de filmes e documentários.
Assista á reportagem da TVE Jundiaí
Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí