Prefeito prestigia inauguração da sede do Sindicato dos Metalúrgicos

Publicada em 12/08/2014 às 15:55

O prefeito Pedro Bigardi participou, na noite dessa segunda-feira (11), da inauguração da nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos, na Vila Arens.

Com 2,3 mil metros quadrados de área construída, divididos em cinco andares, a nova sede tem como diferencial o Museu do Metalúrgico, que conta a história da metalurgia e dos trabalhadores por meio de fotos, recursos audiovisuais e publicações, como o primeiro boletim do sindicato, datado de 1931.

LEIA TAMBÉM
Cultura e Sindicato dos Metalúrgicos estudam parceria

Ao lado de Lula, prefeito elogiou o novo espaço dedicado para os trabalhadores

Ao lado de Lula, prefeito elogiou o novo espaço dedicado para os trabalhadores

O prefeito elogiou a nova sede para o presidente do sindicato, Eliseu Silva Costa, e falou que pretende fazer muitas parcerias em relação ao museu. “Aqui tem a história do trabalhador jundiaiense, é um espaço muito importante para a categoria e para Jundiaí”, disse.

O evento, que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve início às 17h com a apresentação da Banda São João Batista em um palco montado em frente ao prédio. Depois se apresentaram as bandas Seringueiras e Rock’n Road, formada por jovens metalúrgicos. O encerramento ficou por conta da Orquestra de Violeiros da cidade.

Para Eliseu, a inauguração da sede é a realização de um sonho. “O sindicato foi construído em 1957, pelo então presidente Guilherme Peron. Em 1998 passou por uma reforma, mas com o crescimento da categoria, vimos a necessidade de mudar”, conta. A entidade comprou mais quatro imóveis no entorno e demoliu a sede original para começar a construção. “Pedi licença ao fundador da sede para derrubarmos e ele me disse que se fosse para o avanço da categoria, teria o seu aval.”

Parceria
A Secretaria de Cultura será parceira do sindicato na contribuição do material para o museu e para o CineArte – um cineclube com 34 lugares destinado a exibição de filmes e documentários.

Assista á reportagem da TVE Jundiaí

Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/12/prefeito-prestigia-inauguracao-da-sede-do-sindicato-dos-metalurgicos/
Leia mais sobre