Prefeitura inicia processo rumo ao transporte adaptado
Publicada em 12/08/2014 às 18:33A Prefeitura de Jundiaí anunciou mais uma ação para garantir o direito das pessoas com deficiência ao transporte público, especialmente os cadeirantes. Foi aberto na semana passada o pregão eletrônico para a locação de 10 vans adaptadas que farão o Serviço Especial de Transporte Adaptado, o Seta, desenvolvido pela Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e pela Secretaria Municipal de Transportes.
A locação dos veículos adaptados com motorista e monitor será de responsabilidade da Secretaria de Transportes, que também fará o gerenciamento do programa – agendamentos solicitados pelos cidadãos. Esse serviço será feito por uma empresa contratada também por meio de licitação. Em princípio, o transporte será destinado a cadeirantes no atendimento à saúde.
Cada van terá capacidade para até 3 cadeirantes e 5 passageiros e deverá ser adaptada com elevador e trava de segurança, conforme exige a legislação.
“Desde que assumi a coordenadoria já sabia da precariedade que era o transporte para a pessoa com deficiência e o meu primeiro ofício foi solicitando a mudança desse serviço”, explica o coordenador Reinaldo Fernandes. Ele conta que visitou os projetos que já funcionam em São Paulo e Campinas para começar a desenvolver o de Jundiaí com a participação das secretarias de Transportes, Saúde, Administração e Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).
A ideia para o futuro, segundo Reinaldo, é ampliar o projeto para atender também outras áreas, como educação, trabalho e futuramente a cultura e lazer das pessoas com deficiência. “Mas sabemos que o processo é gradativo, pois estamos partindo do zero, já que não existia um transporte correto para esse público.”
O coordenador explica que o projeto prevê uma central de agendamento. Além disso, os motoristas e monitores terão treinamento para prestar o serviço.
Conforme o edital, o pregão ficará aberto até o dia 22 de agosto. Depois disso, haverá o prazo para apresentação da documentação. Assim que for anunciada, a empresa vencedora terá um prazo para adequar os veículos. A Secretaria de Transportes também fará o treinamento dos motoristas e monitores. A previsão, se não houver recursos na fase licitatória, é de que até o fim do ano o serviço esteja funcionando efetivamente.
Kadija Rodrigues
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original