Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Prefeitura inicia processo rumo ao transporte adaptado

Publicada em 12/08/2014 às 18:33

A Prefeitura de Jundiaí anunciou mais uma ação para garantir o direito das pessoas com deficiência ao transporte público, especialmente os cadeirantes. Foi aberto na semana passada o pregão eletrônico para a locação de 10 vans adaptadas que farão o Serviço Especial de Transporte Adaptado, o Seta, desenvolvido pela Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e pela Secretaria Municipal de Transportes.

A locação dos veículos adaptados com motorista e monitor será de responsabilidade da Secretaria de Transportes, que também fará o gerenciamento do programa – agendamentos solicitados pelos cidadãos. Esse serviço será feito por uma empresa contratada também por meio de licitação. Em princípio, o transporte será destinado a cadeirantes no atendimento à saúde.

Reinaldo Fernandes destaca a importância na mudança do serviço

Reinaldo Fernandes destaca a importância na mudança do serviço

Cada van terá capacidade para até 3 cadeirantes e 5 passageiros e deverá ser adaptada com elevador e trava de segurança, conforme exige a legislação.

“Desde que assumi a coordenadoria já sabia da precariedade que era o transporte para a pessoa com deficiência e o meu primeiro ofício foi solicitando a mudança desse serviço”, explica o coordenador Reinaldo Fernandes. Ele conta que visitou os projetos que já funcionam em São Paulo e Campinas para começar a desenvolver o de Jundiaí com a participação das secretarias de Transportes, Saúde, Administração e Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

A ideia para o futuro, segundo Reinaldo, é ampliar o projeto para atender também outras áreas, como educação, trabalho e futuramente a cultura e lazer das pessoas com deficiência. “Mas sabemos que o processo é gradativo, pois estamos partindo do zero, já que não existia um transporte correto para esse público.”

O coordenador explica que o projeto prevê uma central de agendamento. Além disso, os motoristas e monitores terão treinamento para prestar o serviço.

Conforme o edital, o pregão ficará aberto até o dia 22 de agosto. Depois disso, haverá o prazo para apresentação da documentação. Assim que for anunciada, a empresa vencedora terá um prazo para adequar os veículos. A Secretaria de Transportes também fará o treinamento dos motoristas e monitores. A previsão, se não houver recursos na fase licitatória, é de que até o fim do ano o serviço esteja funcionando efetivamente.

Kadija Rodrigues
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/12/prefeitura-inicia-processo-rumo-ao-transporte-adaptado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original