Encontro por boas práticas reúne profissionais de alimentos
Publicada em 21/08/2014 às 17:52Em promoção da Secretaria de Saúde, mais de 150 profissionais do ramo de bares, lanchonetes e restaurantes estiveram no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, para o encontro sobre boas práticas de alimentação. O evento contou com a coordenação da Vigilância Sanitária de Alimentos (Visa) e também com participação do Programa Alimento Seguro, do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ocorreu nesta quinta-feira, às 13h.
“Nosso objetivo, em todos os setores da Vigilância em Saúde, é incentivar as práticas corretas, para evitar problemas que possam trazer punição durante a fiscalização, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados na cidade”, explicou a gerente da Visa Alimentos, Leila Serpa.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí se transforma em referência nacional de saúde bucal
Capacitação para bares e restaurantes recebe mais de 160 inscrições
Um desses problemas, detalhou, está em exigências da legislação como a RDC 216, que exige um responsável técnico em todos os estabelecimentos que manipulam alimentos para consumo. No próprio evento foi constatado que uma parcela dos participantes era formada por funcionários. “O ideal é que o próprio dono do negócio assuma essa função”, comentou.
A gestora de negócios do Sebrae, Mariana Costa de Oliveira, explicou aos participantes que incluir diversas visitas técnicas de consultores diretamente ao estabelecimento é um dos diferenciais trabalhados pelo curso . “É diferente dessa ação orientadora da Prefeitura, porque tem um custo, mas somente 10% disso recaem sobre o participante”, afirmou.
Detalhado
O encontro teve como base os principais problemas encontrados pela Vigilância de Alimentos em seus trabalhos de fiscalização na cidade, desde armazenagem até o preparo e as condições do ambiente de manipulação de alimentos. É um trabalho mais detalhado do que as palestras feitas normalmente pela Secretaria, com participantes de feiras, eventos e festas tradicionais.
“Ainda existem muitos pontos a serem melhorados nos serviços desse setor. O desperdício de alimentos, por exemplo, ainda é muito elevado e temos uma dificuldade cultural para explicar que o empreendedor, mesmo sem ver prejuízo nessa área, deve melhorar a produtividade e qualidade”, afirma Leila.
O próximo encontro setorial, como ocorreu anteriormente, está agora focado no setor de padarias para o mês de outubro. Um outro setor envolvido, de açougues, está também sendo preparado mas ainda não teve data confirmada.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
19/01/2025
Consultório Avançado de Saúde facilita acesso à saúde para moradores da zona rural de Jundiaí
-
18/01/2025
Você sabe onde procurar atendimento médico em Jundiaí caso você tenha algum problema de saúde?
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão