Jundiaí se transforma em referência nacional de saúde bucal

Publicada em 21/08/2014 às 15:28

O inédito primeiro lugar no ranking estadual e o quinto entre os municípios brasileiros com mais de 300 mil habitantes alcançados por Jundiaí no Prêmio Brasil Sorridente foram considerados “inspiração” para todo o País em investimentos no setor de odontologia da saúde pública. A classificação foi oficializada durante a solenidade promovida quarta-feira (20), em São Paulo, e que contou com participação do presidente do Conselho Federal de Odontologia, Ailton Diogo Morilhas.

“Nosso interesse está no avanço das políticas de saúde bucal. O levantamento, feito por um setor qualificado como os conselhos, nos faz torcer para que todo o Brasil evolua neste tema”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, que esteve na cerimônia estadual do Prêmio Brasil Sorridente.

LEIA TAMBÉM
Rede de saúde libera vacina contra gripe
Jundiaí conquista novo prêmio de saúde bucal

Prefeito Pedro Bigardi, Vilhena, Ciampaglia e os presidentes estadual e federal do conselho

Prefeito Pedro Bigardi, Vilhena, Ciampaglia e os presidentes estadual e federal do conselho

O evento ocorreu na sede do Conselho Regional de Odontologia (Crosp), na Capital. O secretário de Saúde, Gerson Vilhena, e o coordenador técnico de saúde bucal da Prefeitura de Jundiaí, Maurício Ciampaglia, também participaram.

No discurso, o prefeito Pedro Bigardi lembrou que a cidade realiza em setembro o 1º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal, já resumido por ele com o termo “Jundiaí Sorridente”. Além de ações com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, outros pontos fortes do programa são a fluoretação de água pela DAE e a valorização profissional das equipes. “Também estamos fazendo um censo em parceria com a Unicamp e outros projetos”, acrescentou o chefe do Executivo.

Com o reconhecimento do trabalho implementado em 2013 e 2014, este setor da Prefeitura de Jundiaí será registrado nos portais dos conselhos estadual e federal e também na publicação anual da entidade, que lançou no evento um serviço de capacitação de profissionais para municípios que busquem a inspiração nas experiências premiadas.

“Faz somente 10 anos que temos uma Política Nacional de Saúde Bucal e sem o compromisso de prefeitos e secretários isso não acontece”, destacou o presidente do Crosp, Cláudio Miyaki.

Valorização da saúde bucal em toda Jundiaí

Valorização da saúde bucal em toda Jundiaí

Ranking
Na etapa estadual, Jundiaí ficou em 1º lugar na categoria acima de 300 mil habitantes, superando São José do Rio Preto (2º), São Bernardo do Campo (3º) e São Vicente (4º).

Na etapa nacional do Prêmio Brasil Sorridente, que tem premiação oficial no dia 28, Jundiaí ficou em 5º lugar na mesma categoria.

A solenidade contou com representantes das associações paulista e brasileira de cirurgiões dentistas (APCD e ABCD), do conselho de odontologia de Minas Gerais, de entidades ligadas ao setor e de prefeituras de diversas regiões do Estado. Todos destacaram que a saúde bucal é a porta preventiva contra diversos outros problemas de saúde.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/21/jundiai-se-transforma-em-referencia-nacional-de-saude-bucal/
Leia mais sobre