Prefeitura apresenta a Vila Dignidade

Publicada em 28/08/2014 às 14:29

A Prefeitura de Jundiaí apresentou a Vila Dignidade, na região da Colônia. O programa é uma parceria com o Governo do Estado e tem o objetivo de receber idosos em situação de risco ou vulnerabilidade social. Os critérios de seleção serão feitos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Coordenadoria do Idoso e Conselho do Idoso. O evento de apresentação foi realizado na tarde desta quinta-feira (28).

O prefeito Pedro Bigardi recebeu as chaves das 16 casas que compõem a vila das mãos do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Milton Dallari, e do secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Rogério Hamam.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura realiza mutirão em parceria com CPFL

Prefeito apresenta ações de mobilidade no Concidade
Curso de jardinagem dá oportunidade de emprego e renda

Prefeito recebe as chaves das mãos do secretário de Desenvolvimento Social

As moradias contam com sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos, que pode ser utilizada como jardim ou horta. A Vila Dignidade tem ainda um espaço de convivência e espaços para que os moradores possam fazer caminhadas, além de vagas de estacionamento.

Para Bigardi, o programa vem ao encontro de uma das preocupações da atual administração em desenvolver políticas públicas para a população idosa. “Temos que voltar o olhar para a terceira idade, saber como vivem, como se locomovem, é preciso estar preparado para atender as demandas. Por isso, criamos a Coordenadoria do Idoso com o intuito de debater melhorias para esse público”, disse.

Jundiaí é a sétima cidade do Estado a receber uma unidade do programa. As casas contam com um desenho universal para atender as necessidades da população idosa.

Autoridades caminham pela Vila Dignidade: idosos serão selecionados

A seleção dos idosos será feita pela Semads, Coordenadoria do Idoso e o Conselho do Idoso. “Queremos elencar critérios para que os futuros moradores tenham condições de viver na Vila da Dignidade com autonomia e independência”, afirmou a secretária Rita de Cássia Marchiore, da Semads.

Para a coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, equipamentos públicos como a Vila Dignidade são importantes para desenvolverem a independência da população idosa. “Sem contar que, além de proporcionar a autonomia, facilita a socialização entre eles, compartilhamento de sentimentos, ações que só fazem o bem para a qualidade de vida de cada um.”

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho

Assista à reportagem da TVE Jundiaí:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/28/prefeitura-apresenta-a-vila-dignidade/