Unidade Marechal atende 20 mil no primeiro mês

Publicada em 29/08/2014 às 13:50

Os serviços farmacêuticos da Secretaria de Saúde reunidos na nova Unidade Marechal somam no primeiro mês de funcionamento, completado neste domingo (31), 20 mil atendimentos. A unidade, que concentra a Farmácia de Alto Custo, a Farmácia de Uso Controlado (psicotrópicos), o Programa de Nutrição Enteral e o Serviço de Apoio ao Diabético, é um espaço inédito na cidade.

“A saúde é uma área que precisava ser reorganizada e temos feito isso desde o início do governo”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Emoção marca evento de apoio aos tabagistas
Saúde atualiza médicos pediatras e clínicos gerais

Unidade reúne serviços de farmácia antes dispersos

Unidade reúne serviços de farmácia antes dispersos

O prédio, que também abriga o Setor de Mandados Judiciais e a Diretoria de Ações de Saúde, continua ganhando melhorias de infraestrutura e equipe técnica. Em setembro, novos assistentes administrativos passam a integrar os quadros de diversos setores. “São serviços que antes funcionavam em espaços precários tanto para os pacientes como para os servidores que trabalham ali”, destacou o secretário de Saúde, Gerson Vilhena.

Os atendimentos seguem a média de 500 por dia na farmácia de uso controlado, 70 por dia no serviço de apoio a diabéticos e 400 por dia na farmácia de alto custo, além de outros 70 nas consultas do programa de terapia nutricional, que inclui casos de uso de sondas. Em 2015, a unidade vai incorporar também a entrega de colírios especiais para glaucoma (um serviço atualmente realizado pela entidade conveniada Instituto Luiz Braille, que vai concentrar-se no atendimento da oftalmologia). .

Como o retorno de atendidos ocorre geralmente no terceiro mês, mais de 40 mil pessoas devem passar pelo local no bimestre. Os serviços farmacêuticos do município atendem também moradores que possuem planos privados, pelo cadastro do SUS.

Punição a fornecedores
Em audiência na comissão de saúde da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (26), o secretário Gerson Vilhena confirmou a abertura de processo punitivo contra fornecedores que causaram prejuízos à população ao deixarem de entregar medicamentos depois de vencerem licitações realizadas pela Secretaria de Administração. Os processos estão tramitando em fase de sigilo.

“Em alguns casos pontuais pode haver justificativa de problemas do fabricante ou do importador, mas qualquer interrupção mesmo de apenas um medicamento prejudica a população. Até em mandados judiciais a primeira compra é emergencial mas na continuidade contamos com o fornecimento da empresa licitada”, explicou.

Participaram da audiência os vereadores Antonio de Pádua Pacheco, Márcio Pentecostes de Souza, Rafael Antonucci, Paulo Malerba e Valdeci Matheus e passaram pelo evento os vereadores Gerson Sartori e Antonio Carlos Pereira Neto.

A Unidade Marechal funciona na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 836, Centro.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/29/unidade-marechal-atende-20-mil-pessoas-no-primeiro-mes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original