Jundiaí ganha 68 novos guardas municipais

Publicada em 01/08/2014 às 16:13

A partir de segunda-feira (4), Jundiaí ganha um reforço de mais 68 guardas municipais, que cuidarão, ao lado dos demais membros da corporação e das outras forças de segurança, da cidade e da população. A formatura desses novos GMs ocorreu nesta sexta-feira (1º), em solenidade realizada no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva.

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO

Os servidores foram contratados por meio de concurso realizado pela atual administração. O aumento do efetivo faz parte do Programa de Metas. O prefeito Pedro Bigardi parabenizou os formandos e destacou que esses novos GMs nas ruas são sinônimo de mais segurança no município. “Com eles, trabalharemos ainda mais a descentralização da corporação”, destacou o chefe do Executivo, lembrando que o Centro de Jundiaí ganhou recentemente uma base da Guarda. Além disso, será construído o canil da GM no bairro Medeiros.

Prefeito Pedro Bigardi, ao lado de autoridades, participou do evento

Prefeito Pedro Bigardi, ao lado de autoridades, participou do evento

O prefeito aproveitou a oportunidade para comentar que, nos próximos dias, irá anunciar a construção de uma nova sede para a GM. Além disso, destacou a relevância do trabalho desenvolvido na corporação. “A Guarda completa 65 anos com uma trajetória marcada pelo trabalho e dedicação. Tudo isso graças aos servidores que fizeram e fazem parte dessa história e aos comandantes que passaram por ela. É uma história de relevância na defesa do patrimônio e história de Jundiaí”, disse ele, homenageando os ex-comandantes presentes no evento.

O comandante da GM, José Roberto Ferraz, comentou que o curso preparatório para esses novos GMs durou cinco meses, com grade curricular de 800 horas/aula, divididas em atividades teóricas, com aulas de direitos humanos, cidadania e políticas públicas; e práticas, com aulas de preservação da vida, de uso progressivo da força e táticas. “Tudo isso com o foco no patrulhamento comunitário.”

Ele reforçou que a GM trabalha basicamente na prevenção primária e que presta apoio às outras forças de segurança. “Além dessa integração e apoio, também houve a reestruturação do Gabinete de Gestão Integrada, o GGIM.”

O evento contou com a participação da banda da Guarda Municipal de Santana do Parnaíba.

Assista à reportagem da TVE Jundiaí

Felicidade
Emoção não faltou na formatura, que contou com a presença de autoridades, amigos e familiares dos novos GMs. Entre eles estava Alison Marconi Rufino de Sousa. Com lágrimas nos olhos, ele falou sobre o sonho realizado. “É motivo de orgulho fazer parte desse grupo. Sempre tive essa vontade. Agora estou pronto para servir ao município.”

Assim como ele, Renata Ferreira da Silva, de 25 anos, comentou que a expectativa é grande para assumir o posto. “Esse é um grande momento da minha vida. É muito bom poder ajudar a cuidar da cidade.”

Novos GMs iniciam atividades nas ruas na segunda-feira (4)

Novos GMs iniciam atividades nas ruas na segunda-feira (4)

Na mesma turma também estava Julio Cesar de Oliveira, de 27 anos. “Já trabalhava em uma penitenciária como segurança. E, para mim, era uma meta entrar na GM. Agora é uma grande mudança de vida. A Prefeitura tem um bom salário e plano de carreira. Estou feliz pela conquista.”

Mais segurança
Entre os destaques no trabalho da Prefeitura em prol da segurança estão a compra de novos equipamentos, a instalação de novas câmeras de monitoramento, a aquisição de armamento não-letal, além dos cursos de capacitação, como o do programa do Governo Federal “Crack, é Possível Vencer”.

O patrulhamento comunitário, as rondas nas escolas municipais e o trabalho com as polícias Civil e Militar têm resultado em excelentes índices de combate à violência na cidade.

Além disso, com relação a órgãos de segurança sob responsabilidade do Governo do Estado, o prefeito Pedro Bigardi anunciou a doação de uma área para a instalação do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior no Caxambu; e a construção de uma nova unidade do 19ª Grupamento de Bombeiros na Ponte São João.

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/01/jundiai-ganha-68-novos-guardas-municipais/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original