Semana da Juventude tem início em Jundiaí

Publicada em 11/08/2014 às 16:42

O prefeito Pedro Bigardi abriu, na manhã desta segunda-feira (11), no auditório da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot, a programação da Semana da Juventude 2014, organizada pela Coordenadoria da Juventude e pelo Conselho da Juventude de Jundiaí. O evento reúne atividades que estimulam a participação social e cidadã do jovem, com uma série de debates sobre a educação brasileira e também com atividades culturais e esportivas.

Com o auditório tomado por alunos de diversas escolas de Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi destacou a importância de ter uma coordenadoria para auxiliar na construção de políticas públicas para a juventude. “A Coordenadoria e o Conselho da Juventude, comandada pela Narrinam Camargo, ajudam a construir uma política mais estruturada, voltada para os jovens”, disse o chefe do Executivo.

LEIA TAMBÉM
Jardim Tarumã recebe pacote de revitalização
Prefeito pede à Justiça que candidatos não usem cavaletes

Prefeito Pedro Bigardi: construção de políticas públicas para juventude

Prefeito Pedro Bigardi: construção de políticas públicas para juventude

O prefeito também deu ênfase à preocupação com a formação profissional dos jovens, para que eles possam se preparar para o mercado de trabalho. “Estamos investindo nessa área com o Instituto Federal, que veio preencher essa lacuna e, até 2015, teremos muitos cursos, além do técnico para o comércio, que já está em andamento”, destacou.

Questionando os alunos sobre suas necessidades, o prefeito Pedro Bigardi comentou sobre os investimentos no lazer e no esporte, que são os temas mais demandados na conversa com eles. “Além da ampliação das oportunidades e do fomento à prática esportiva, também estamos levando a cultura aos bairros, que chega em diversas formas. Tudo faz parte de um conjunto de ações volta especialmente aos jovens”, comentou.

A coordenadora da Juventude, Narrinam Camargo, disse que toda a programação foi montada com o objetivo de movimentar diversos setores da juventude em prol de várias causas. “A proposta é ter um grande público jovem circulando em todos os eventos da programação, para divulgar o trabalho da Coordenadoria e também do Conselho da Juventude”, disse.

Assista à reportagem da TVE Jundiaí

O evento celebra um ano da Coordenadoria da Juventude, que tem muito a comemorar. “Além de conseguirmos estruturar o Conselho da Juventude, que hoje conta com 48 membros, temos o programa federal Estação Juventude, que deve começar a funcionar até o fim deste ano, e fizemos, também, uma bela conferência com entidades e órgãos. Tudo isso contribuindo para conquistar nosso espaço dentro da política municipal”, comentou Narrinam.

Programação começou com palestra no auditório da biblioteca municipal

Programação começou com palestra no auditório da biblioteca municipal

Programação
A Semana da Juventude foi aberta com o debate “Educação: História do movimento estudantil, conquistas de marcos legais e desafios a enfrentar”. Ainda nesta segunda-feira, das 14h às 17h, na sala dos relógios, no Complexo Fepasa, haverá o debate sobre “Perspectiva de desenvolvimento: Ampliação da Fatec, Polo Tecnológico e Instituto Federal”. Além disso, também nesta segunda-feira, está marcada uma mostra de cinema, no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão. O filme “Infância Clandestina” será exibido a partir das 19h.

Assista ao trailler oficial do filme “Infância Clandestina”

Na terça-feira (12), haverá uma intervenção durante a sessão noturna da Câmara Municipal, que começa às 18h.

A programação prossegue na quarta-feira (13), com um sarau e feirinha gastronômica na rua Barão de Jundiaí, Praça da Matriz, no Centro. O evento ocorre das 17h30 às 22h.

Na quinta-feira (14) é a vez do debate “Análise da educação brasileira: As conquistas obtidas no ensino superior”, no auditório do câmpus da UniAnchieta. A discussão ocorre das 19h às 22h.

Na sexta-feira (15), feriado em Jundiaí, ocorre a Plenária do Conselho Municipal da Juventude, das 10 às 12 horas, na Sala dos Relógios, no Complexo Fepasa. No mesmo dia, haverá o encerramento, com a Parada da Juventude, das 13 às 22 horas, na avenida União dos Ferroviários, em frente ao Sororoca. Entre as atividades, feira gastronômica, campeonato de skate na modalidade linha, graffiti, DJ, rinha de MC’s, street dance e festival de bandas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/11/prefeito-abre-semana-da-juventude/